TAÇA FARES LOPES: De virada, Maracanã elimina o Ceará nas semifinais

O time metropolitano garantiu uma classificação histórica para a final do torneio — vaga que ainda pode render ao clube um lugar na Copa do Brasil de 2026

A primeira “zebra” da competição já havia ocorrido nas quartas de final, na última quinta-feira, quando o Ferroviário foi eliminado pelo surpreendente Tirol por 3 a 2, também no PV

Maracanã
Foto: Divulgação

Fortaleza, CE , 30 (AFI) – O Maracanã, equipe da cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, protagonizou a segunda grande surpresa da Taça Fares Lopes deste ano ao derrotar o Ceará por 2 a 1, de virada, neste sábado, 29, no Estádio Presidente Vargas.

O time metropolitano garantiu uma classificação histórica para a final do torneio — vaga que ainda pode render ao clube um lugar na Copa do Brasil de 2026. Melk abriu o marcador para o Alvinegro de Porangabuçu, enquanto Everton Heleno e Jailson comandaram a virada do time maracanauense.

PRIMEIRA ZEBRA

A primeira “zebra” da competição já havia ocorrido nas quartas de final, na última quinta-feira, quando o Ferroviário foi eliminado pelo surpreendente Tirol por 3 a 2, também no PV.

Com o resultado deste sábado, enquanto o Bicolor de Maracanaú faz história, o Ceará encerra sua participação na Taça Fares Lopes.


O JOGO

O Ceará — que tem utilizado um elenco majoritariamente formado por jogadores da base, sob o comando do técnico Alison Henry — começou a partida pressionando o Maracanã.

A primeira grande chance surgiu aos 13 minutos, quando Aloísio encontrou Enzo pela direita. O atacante avançou e finalizou com força, mas acertou a trave defendida por Douglas Dias.

A resposta do Maracanã veio logo em seguida. Aos 20 minutos, Geilson recebeu nas costas da defesa, mas parou em boa intervenção do goleiro Gustavo. Pouco depois, em cobrança de escanteio, Jailson apareceu na pequena área, mas não conseguiu completar.

Com maior controle da posse, o Ceará abriu o placar aos 29 minutos: Melk recebeu pela direita, cortou para dentro e, após passar pela marcação, finalizou com categoria, fazendo 1 a 0.


SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o jogo mudou no Presidente Vargas. Logo no início, o Maracanã empatou: aos 2 minutos, Everton Heleno arriscou de fora da área e acertou o canto do goleiro alvinegro, Gustavo, deixando tudo igual.

A partida seguiu equilibrada após o empate, com as duas equipes alternando momentos de perigo. Porém, em um vacilo da defesa alvinegra, o Bicolor de Maracanaú conseguiu a virada aos 30 minutos: após um bate-rebate na área, Jailson aproveitou a sobra e completou para o gol, fazendo 2 a 1.

Nos minutos finais, o Ceará partiu para o tudo ou nada e criou boas oportunidades. Aos 40 minutos, João Gabriel arriscou de fora da área; e, aos 45, Melk chegou a marcar, mas a arbitragem anulou o lance assinalando um polêmico impedimento.

Fim de jogo no PV: eliminação surpreendente do Ceará, e o Bicolor da Grande Fortaleza conquista a chance de disputar uma vaga na Copa do Brasil contra o vencedor do duelo entre Fortaleza e Tirol, que se enfrentam na segunda-feira, às 19h, no Presidente Vargas, pela outra semifinal da Taça Fares Lopes.