Manthiqueira faz balanço da participação na Segundona

O fundador e coordenador da equipe, Dado de Oliveira, conversou com o portal Futebol Interior sobre a campanha e os próximos passos do clube de Guaratinguetá

No Grupo 3, o Cavalo do Vale terminou na quarta colocação, com nove pontos em oito rodadas: foram três vitórias e cinco derrotas, com sete gols marcados e 13 sofridos

Manthiqueira
Foto: @fotosportoficial

Por: Rivail Oliveira

Guaratinguetá, SP , 27 (AFI) – Fundada em 4 de agosto de 2005, a Associação Desportiva Manthiqueira completou 21 anos e participou, neste ano, de mais uma edição do Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23 (Bezinha). Apesar dos problemas enfrentados, a equipe brigou até a última rodada por uma vaga na segunda fase.

No Grupo 3, o Cavalo do Vale terminou na quarta colocação, com nove pontos em oito rodadas: foram três vitórias e cinco derrotas, com sete gols marcados e 13 sofridos — um aproveitamento de quase 40%. O fundador e coordenador da equipe, Dado de Oliveira, conversou com o portal Futebol Interior sobre a campanha e os próximos passos do clube de Guaratinguetá.


TINHA TUDO PARA DAR CERTO

Segundo Dado, o Manthiqueira tinha potencial para ir mais longe na competição, mas fatores internos atrapalharam o desempenho:

“Tivemos um parceiro bom, uma pessoa que nos ajudava muito na logística. Mas enfrentamos problemas internos, com alguns atletas preferindo deixar o clube, e nós os liberamos. Só joga no Manthiqueira quem está com vontade. Não queremos atletas descontentes aqui. Isso, porém, enfraqueceu bastante nosso elenco”, explicou o dirigente.

“Na última rodada, fomos com apenas 15 atletas inscritos, e só 13 em condições de jogo, pois dois estavam com contusões leves, sem nem 80% de recuperação. Sabíamos que seria muito difícil. Mas chegar à última rodada ainda com chances de classificação foi, para nós, uma vitória, considerando os problemas enfrentados. Nosso auxiliar, Fabrício, comandou o time à beira do campo e fez o que era possível”, relembrou.


PLANOS PARA 2026

De olho no futuro, Dado de Oliveira pretende iniciar a preparação para a próxima temporada ainda este ano:

“Quero começar os trabalhos já em outubro, pensando no ano que vem”, disse. “Os últimos três anos foram muito difíceis, mas muita coisa já foi corrigida no clube. A tendência é que 2026 seja um ano bom, para começarmos a colher o que plantamos. A vida é assim: a gente planta, e um dia colhe. Nossa expectativa é fazer um bom campeonato.”


SAF OU MANTER A FILOSOFIA?

Questionado sobre a possibilidade de transformar o Manthiqueira em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Dado foi enfático ao defender a atual filosofia do clube:

“Apesar de ser uma sociedade anônima, a SAF também tem dono. O Manthiqueira já segue uma linha desde a sua criação. O que precisamos é de um melhor aporte financeiro, mas isso tem que ser feito com muito cuidado. Às vezes, a parceria chega querendo mudar completamente o DNA do time”, afirmou.


IDENTIDADE, ESPETÁCULO E FILOSOFIA DE VIDA

Dado destacou a forte identidade do Cavalo do Vale e a importância de manter a essência do clube:

“O Manthiqueira é um clube com identidade. Pouquíssimos times no Brasil têm isso. Nosso estilo de jogo preza pelo fair play. Sempre fomos muito bem recebidos onde jogamos — e também recebemos bem. Não temos histórico de brigas. Claro que, às vezes, há confusões entre atletas, mas entre dirigentes, sempre mantivemos relações cordiais com todos os clubes de São Paulo. Esse é o nosso projeto. Futebol não é guerra, é espetáculo, é entretenimento.”

Segundo o dirigente, o clube vai além do esporte:

“O Manthiqueira tem uma filosofia. Não é só um time de futebol, é um jeito de viver, uma forma de trabalhar”, definiu.


UM PROJETO QUE É REFERÊNCIA

Para Dado de Oliveira, o projeto do clube é uma referência:

“Não adianta querer que a gente mude nosso DNA, porque isso não vai acontecer. Quem quiser torcer para o Manthiqueira tem que entender que é assim. Se virar SAF, surgem outras ideias, outras pressões. Enquanto eu estiver vivo e for o responsável pelo Manthiqueira, vai continuar sendo desse jeito.”


VITÓRIA SOBRE O CORINTHIANS NO SUB-12

O dirigente também comemorou uma vitória marcante da equipe sub-12 durante a semana:

“Vencer um time do tamanho do Corinthians, assim como já vencemos Palmeiras, São Paulo e Santos, é sempre extraordinário para um clube do porte do Manthiqueira. Ficamos muito felizes. Foi uma injeção de ânimo ver aquelas crianças comemorando no estádio”, concluiu.

Confira também: