Manoel deixará o Fluminense ao final da temporada
Jogador não seguirá no clube e ficará livre no mercado para assinar com outra equipe em 2026
Quinta opção do técnico Luís Zubeldía para o setor defensivo, Manoel não terá seu contrato renovado junto ao Fluminense
Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) – O Fluminense já começa a movimentar o tabuleiro para a temporada de 2026, mesmo antes do apito inicial. O Tricolor das Laranjeiras definiu a primeira baixa: o zagueiro Manoel, de 35 anos, não seguirá na equipe carioca após o fim do contrato em 31 de dezembro e ficará livre no mercado para assinar com outro clube.
DE SAÍDA
Entre os jogadores do elenco, Manoel é o único com vínculo se encerrando nesta temporada. O volante Nonato, que também poderia sair, permanecerá após o Fluminense decidir pela compra junto ao Santos, garantindo o atleta até 2028.
Manoel ocupou a titularidade em parte de 2025, aproveitando as ausências de Thiago Silva e Ignácio por lesão. Porém, a concorrência aumentou e ele passou a ser a quinta opção para o setor defensivo. No início do ano, renovou por mais uma temporada, mas aceitou uma redução salarial de cerca de 40%.
MAIS DETALHES
Contratado em 2021, Manoel viveu o auge com a camisa tricolor em 2022, quando foi titular absoluto. Agora, vê seu ciclo se encerrar enquanto o clube já pensa no futuro da defesa.
Atualmente, o Fluminense conta com Thiago Silva, Freytes, Ignácio, Thiago Santos, Igor Rabello e Davi Schuindt para compor a zaga. A diretoria ainda mantém o desejo de repatriar Nino, hoje no Zenit. O clube já retomou conversas para tentar trazer Nino de volta às Laranjeiras, mas a negociação depende de acordo com o time russo.
PRÓXIMO JOGO
Embalado após vencer o São Paulo por 6 a 0 e garantir sua vaga na próxima edição da Libertadores, o Fluminense voltará a entrar em campo nesta terça-feira, quando enfrentará o Grêmio, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá em Porto Alegre e terá início a partir de 21h30.
Os cariocas estão em sexto lugar, com 58 pontos, um atrás do Botafogo, primeiro clube na zona de classificação direta para a fase de grupos do principal torneio da América do Sul. Por outro lado, os gaúchos ocupam a 10ª posição, com 45 pontos.






































































































































