Manaus-AM x Brusque-SC – Quem será o campeão brasileiro da Série D?
Organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior
Organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior
Manaus, AM, 16 (AFI) – Depois de mais de três meses de disputa, enfim, será conhecido o campeão brasileiro da Série D da temporada de 2019. Neste domingo, às 16 horas, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), o Manaus-AM receberá o Brusque-SC para a segunda partida da decisão. O confronto terá transmissão da plataforma Mycujoo.
No jogo de ida, no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC), empate por 2 a 2. Assim como virou tradição nos últimos anos nas competições da CBF, gol fora não é critério de desempate. Portanto, nova igualdade após 90 minutos levará a decisão para a disputa de penalidades máximas.
É NO FUTEBOL INTERIOR
Organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO e também pelo aplicativo. O App Placar FI está disponível tanto no Google Play como na App Store.
CONFIRA COBERTURA COMPLETA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D!

MANAUS FUTEBOL CLUBE
O Manaus foi fundado em 2013, ano em que conquistou o acesso com o título do Amazonense da Segunda Divisão. Desde então, se consolidou como principal força local, ofuscando clubes tradicionais, como Nacional e Fast Clube, e é o atual tricampeão estadual. Em 2018, ainda foi semifinalista da Copa Verde.
Ao longo desta temporada, porém, enfrentou dificuldades financeiras e precisou realizar diversas ações, como ‘vaquinhas’ online. Apesar disso, conseguiu o respeito e o carinho do povo manauara, tanto que deve levar mais de 45 mil torcedores para a partida, o que será o recorde da Arena da Amazônia.
BRUSQUE FUTEBOL CLUBE
O Brusque é um pouco mais antigo, mas a fundação também é recente: 1987. De lá para cá, se consolidou como uma força intermediária de Santa Catarina, mas conseguiu ser campeão estadual pouco depois, em 1992. Por outro lado, acumulou rebaixamentos, que foram superados com o tricampeonato da Série B, em 1997, 2008 e 2015.
Ainda houve um vice da Série C de 2004, o fundo do poço catarinense. O time quadricolor, de qualquer forma, se tornou presença constante na Série D, que existe desde 2009. Os brusquenses participaram em seis oportunidades e tinham como melhor campanha o 20º lugar, conquistado em 2017.
CAMPANHA DOS DONOS DA CASA
O Manaus-AM teve campanha consistente até a decisão. Ficou na liderança do Grupo A12, com 14 pontos. Conseguiu duas vitórias sobre o Real Ariquemes-RO, fazendo 6 a 2 no agregado. Na sequência, precisou de 7 a 6 nos pênaltis diante do São Raimundo-PA após uma vitória por 1 a 0 para cada time. Nas quartas, anotou 3 a 1 no Caxias-RS. A vaga na decisão saiu com 2 a 1 sobre o Jacuipense-BA.
CAMPANHA DOS VISITANTES
Na primeira fase, o Brusque liderou o Grupo A15, com 15 pontos, o mesmo do Boavista-RJ. Na sequência, fez embate ‘caseiro’ com o Hercílio Luz-SC e avançou com 2 a 0 no placar agregado. Nas oitavas, em novo encontro com os cariocas, vaga com o 4 a 1 no somatório. O acesso veio com outro 4 a 1, dessa vez sobre o Juazeirense-BA. Depois, na semifinal, 4 a 3 nos pênaltis sobre o Ituano depois de uma vitória por 2 a 0 para cada lado.
SOBRE OS TIMES: O GAVIÃO DO NORTE
O comandante do Manaus, Wellington Fajardo, não terá o experiente atacante Rossini, autor dos dois gols manauaras no primeiro jogo. Ele levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso, assim como o meia Hamilton, artilheiro do time com oito tentos. Com isso, Evair deve entrar no lugar do segundo e Diogo Dolem pode substituir o primeiro.
“O futebol é como uma guerra. Você trabalha com informação e contrainformação. Eu não ia armar um sistema tão eficaz quanto o que eu armei contra o Brusque se não tivesse as informações. Isso facilitou muito para eu buscar o empate. Se facilitou para mim, não posso facilitar para o adversário. Vou guardar essa informação até o final”, contou o treinador.
SOBRE OS TIMES: O BRUSCÃO
O técnico do Brusque, Waguinho Dias, não poderá contar com o volante Zé Mateus e o meia Romarinho. O primeiro, que fez um dos gols na partida de ida, levou o terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo foi expulso em Brusque. Por outro lado, Fio retorna após cumprir suspensão e já deve ser escalado como titular.
“Chegou a hora. Batalhamos muito, conseguimos o acesso e agora queremos o título. Será uma verdadeira decisão e qualquer detalhe vai fazer toda a diferença. Infelizmente no primeiro jogo não conseguimos um resultado que nos desse uma vantagem, foi uma partida bem disputada. Mas o confronto está totalmente aberto”, disse o volante Ruan.
REGULAMENTO
Na primeira fase, os 68 times foram divididos em 17 chaves regionalizadas. Os campeões de cada uma delas mais os 15 melhores segundos avançaram ao mata-mata, que ofereceu quatro acessos à Série C de 2020. A Série D começou em 4 de maio e termina em 18 de agosto, sem interrupções por conta da Copa América que foi realizada no Brasil.





































































































































