Mais um desafio

Como é do conhecimento de todos, o presidente da Comissão de Árbitros – CBF, Dr. Édson Rezende, afastou-se por motivos de saúde do cargo que vinha ocupando. Tal decisão era antiga, mas ele a vinha protelando em razão de suas atribuições no referido órgão e, claro, também devido à ciência da importância de sua pessoa na arbitragem nacional. Porém, os problemas renais vinham se agravado e chegou o momento que, lamentavelmente, ele precisou mesmo se afastar temporariamente a fim de realizar um tratamento mais adequado e minucioso.

Assim, tomei conhecimento de que seria o seu substituto temporário. Lembro que estou interino na presidência da CA-CBF e, por isso, irei manter a linha de trabalho que o presidente da CBF, Dr. Ricardo Teixeira, tanto tem elogiado.

No momento em que o Dr. Édson Rezende de Oliveira deixa – de forma temporária, repito – a presidência da Comissão de Árbitros da CBF, tenho o dever de registrar o reconhecimento ao brilhante trabalho desenvolvido no período de outubro/05 a agosto/07, cujas principais ações destaco a seguir:01 – Quatro encontros regionais (Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste).

02 – Reuniões para 80 árbitros e 80 árbitros-assistentes na Granja Comary.03 – Reativação do Quadro de Observadores.

04 – Envio de Instrutores da Fifa para proferir palestras aos árbitros nas Federações.05 – Reedição dos Sinais de Trânsito.

06 – Edição do Livro de Regras 2006/2007.07 – Edição do Manual dos Observadores e Súmulas e de Redação (Inéditos).

08 – Certificação da Arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas (Inédito).09 – Constituição de uma Comissão de Avaliação Física (Inédito).

10 – Ficha de Avaliação de Arbitragem com sugestões recebidas de todo o Brasil.11 – Avaliação Física e Teórica dos Árbitros.

12 – Redução do quadro em 40%, sendo que em 2008 tal diminuição chegará 50%.

Nestes dois anos, o Dr. Édson Rezende e sua comissão foram responsáveis pela escolha de 10.980 árbitros para sorteio, e 7.320 deles tiveram a missão de dirigir os 1.829 jogos das competições organizadas pela CBF (Campeonatos Brasileiros das Séries A, B e C e a Copa do Brasil). Confira:

Resumo Geral

Ano, Jogos, Sorteios e Sorteados

Série A
2006 – 380, 2.280 e 1.520
2007 – 170, 1.026 e 684

Série B
2006 – 380, 2.280 e 1.520
2007 – 170, 1.020 e 680

Série C
2006- 386, 2.316 e 460
2007 – 115, 690 e 460

Copa do Brasil
2006 – 113, 678 e 452
2007 – 115, 690 e 460

Deixo aqui os meus agradecimentos ao Dr. Édson Rezende de Oliveira, cuja conduta ética, trabalho e dedicação à arbitragem são inquestionáveis. E, claro, desejo votos de pronta recuperação, muita saúde e breve retorno ao posto que é seu por direito e competência.

Enfatizo que minha função é interina e o tempo em que ficar no comando da estarei voltado aos seus projetos. Se for uma semana, serão sete dias de muita dedicação ao trabalho; se for um mês, idem. Estou a serviço da arbitragem e ao dispor da presidência da CBF.

Falando na presidência, o Dr. Ricardo Teixeira, na reunião em que me nomeou, foi taxativo em sua palavras: “Sérgio: você demonstrou ser competente e organizado e ficará na função de forma interina, mas temos plena confiança no seu trabalho. Ninguém deve interferir no setor, você tem liberdade para dirigi-lo e faça tudo para que os árbitros melhorem ainda mais. Boa sorte!”

Avaliação Teórica e Física dos Árbitros Nacionais
Os árbitros da relação nacional serão submetidos a uma avaliação teórica da CBF no próximo dia 20/08, das 18 às 19 horas, nos locais determinados pelas comissões estaduais de arbitragem. A avaliação física está se aproximando e os árbitros têm perguntado sobre o que será cobrado. Como já vinha dizendo o Dr. Édson Rezende há 18 meses: serão exigidos os índices da FIFA.

Assuntos Institucionais do SAFESP

Lista Telefônica
Em 2008 disponibilizaremos a Lista Telefônica para os Árbitros, mas para tanto já expedimos três comunicados a fim de que os companheiros informem se desejam ou não ter os números de seus telefones divulgados. Faremos isto até dezembro.

Cooperativa dos Árbitros
Muitos árbitros entraram em contato para demonstrar preocupação com a fundação da Cooperativa dos Árbitros do Estado de São Paulo. Aproveito a oportunidade para dizer que este assunto foi sugerido há um ano e está em processo de formação, com as reuniões sendo coordenadas por Silas Santana, Ouvidor da Arbitragem.

Em reunião com o Dr. Marco Polo Del Nero, coloquei a estrutura do Sindicato à inteira disposição, tanto física quanto estruturalmente.

Lembro, ainda, que a Cooperativa dos Árbitros de Futebol foi fundada pelo Sindicato dos Árbitros na Assembléia Geral realizada em 29 de Agosto de 1997. Já enviei ao Silas Santana as normas.

Entendo que a Cooperativa é o futuro da arbitragem, pois as decisões deixarão de pertencer à minoria para serem da maioria. É importante apenas que os cooperados entendam que serão responsáveis pela sua manutenção.

Tenho sempre dito que o futuro passará pelo slogan “O coletivo acima do individual”.

Centro de Treinamentos
Outra luta do Sindicato era a busca pelo Centro de Treinamento, sendo este assunto sempre comentado. Graças a Deus, o presidente Marco Polo Del Nero e o Coronel Marinho colocaram em prática este antigo sonho, que tem tudo para ser o divisor de águas da arbitragem.

Este Centro de Treinamento funcionará toda terça e quintas-feiras, com atividades das 14h às 17h. Os treinamentos serão divididos em três etapas. A primeira será um coletivo entre jogadores das categorias de base do Nacional/SP. Nele, os árbitros e assistentes atuarão como se estivessem em uma partida, mas receberão intervenções sempre que cometerem alguma falha de posicionamento, aplicação da regra ou sinalização.

Parabéns aos integrantes da Comissão de Árbitros e da Escola de Árbitros, sob a direção do Prof. Roberto Perassi e sua equipe, pela dedicação à causa da arbitragem. Maiores detalhes nos sites www.safesp.org e www.futebopaulista.com.br

Brasileiros no Mundial Juvenil
O árbitro internacional Sálvio Spínola Fagundes Filho e os assistentes Altemir Hausmann e Roberto Braatz estão na Coréia do Sul para participar do Mundial Sub-17. Boa sorte ao trio brasileiro.

Ficha de Avaliação de Arbitragem
No site da www.cbfnews.com.br estão disponíveis, além da nova Ficha de Avaliação de Arbitragem, os seguintes manuais:

(a) Redação e Súmulas
(b) Sinais de Trânsito
(c) Observador de Arbitragem
(d) Livro de Regras 2007/2008

São ferramentas indispensáveis para aquele que deseja ter sucesso na carreira. A FIFA não se contenta mais com Árbitro “Ouro”; ela quer o “Diamante…” Não basta ser bom nas quatro linhas, tem que ser bom nas partes física e teórica também…

Nota do Assessor de Imprensa e Comunicação do SAFESP, jornalista Márcio Trevisan:
Corrigindo alguns equívocos publicado pela Imprensa escrita na semana passada, informo:

1 – A carreira do presidente interino da CA-CBF, Sérgio Corrêa da Silva, não durou de 1989 a 2000, mas sim de 1981 a 2001.
2 – Foram, ao todo, 20 anos atuando, sendo que o melhor período de sua carreira se deu no início da década dos 90, quando trabalhou em 49 jogos na divisão de elite.
3 – Foi considerado o Árbitro- Revelação do futebol paulista em 1992.
4 – Durante estes 20 anos de carreira, atuou em 638 partidas oficiais.
5 – Foi um dos fundadores da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, sendo seu secretário-geral entre 1997 e 2004.
6 – No SAFESP, Sérgio Corrêa da Silva ocupou os seguintes cargos:

a) Diretor administrativo (entre 1990 e 1993)
b) Secretário-Geral (entre 1997 e 2000)
c) Vice-Presidente (entre 2000 e 2003)
d) Presidente (entre 2002 e 2007 e, após reeleição, com mandato até 2011).