Madureira 2 x 1 Guarani - Jogo com "jeitão" de várzea

Mesquita, RJ, 27 (AFI) – Em um duelo que teve vários ingredientes de um jogo de várzea, o Guarani foi surpreendido pelo Madureira, por 2 a 1, na tarde deste domingo, e perdeu a chance de liderar o Grupo 14 do Campeonato Brasileiro da Série C. A partida, válida pela última rodada da primeira fase, foi realizada no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.

Com o resultado, o Bugre, que já estava classificado, não assegurou o direito de fazer o último jogo da segunda fase em casa. O time acabou em segundo, com 10 pontos. Mesmo número do líder Ituano, que leva vantagem no número de gols marcados (10 a 5). Os cariocas ficaram em terceiro, com sete.

Na próxima fase, os campineiros integrarão o Grupo 23, ao lado de Ituiutaba-MG, Noroeste e Ituano. O primeiro jogo bugrino será contra o Ituiutaba, no próximo fim de semana, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

Várzea e torcedor ilustre
O duelo entre Madureira e Guarani teve todos os ingredientes de um jogo de várzea. Os cariocas, piores do grupo, encararam um Bugre desfigurado e sem vários titulares, diante de um público de menos de 100 pessoas presentes no estádio – cerca de 30 bugrinos.

De acordo com o borderô do jogo, entretanto, havia 500 pagantes. A explicação é que dirigentes do Madureira compram todas as entradas e distribuem de graça. Isso pôde ser comprovado nas arquibancadas, que tinham basicamente parentes de jogadores, que entraram de graça.

Não bastasse a penúria nas arquibancadas, os refletores do estádio também não foram acesos no final do jogo. E, no final, o confronto teve de ser disputado sem iluminação adequada.

O jogo também contou com um fato, no mínimo, inusitado. O Madureira não contratou gandulas e teve de chamar torcedores que estavam no local para a função.

“A gente veio assistir ao jogo e me chamaram para se gandula”, disse um garoto à Rádio Bandeirantes de Campinas, sem saber que atualmente é proibido gandula menor de idade.

O único fato positivo foi a presença do filho mais velho do ex-craque Zico, Arthur Coimbra, conhecido como Júnior. Embora seja carioca, ele é bugrino e garante que sempre vai aos jogos no Rio.

Surpresa no Rio
Mesmo com uma equipe mista, o Guarani dominou os primeiros minutos de jogo. Com muita vontade, o time alviverde foi para o ataque e exigiu pelo menos duas boas defesas e Renan antes dos 15 minutos. Aos poucos, porém, o Madureira começou a se soltar um pouco mais e se arriscar no ataque.

Apesar da baixa qualidade do jogo, o Bugre perdeu uma grande oportunidade de abrir o placar aos 19. O atacante Henrique recebeu na área e, na cara do goleiro, acertou a trave, perdendo um gol feito. A resposta veio aos 22. Lino chutou à queima-roupa e o goleiro Márcio defendeu. No rebote, Fumaça concluiu e o arqueiro voltou a salvar.

Na segunda metade da etapa inicial, os cariocas cresceram em campo e chegaram ao primeiro gol aos 29 minutos. O atacante Gilmar recebeu na área, girou em cima da zaga e finalizou no fundo das redes bugrinas.

Embora estivesse em vantagem, o time mandante continuou pressionando, principalmente com o meia Fumaça. O clube campineiro levou perigo apenas nos contra-golpes, mas Henrique não estava em uma boa tarde e acabou errando todas as finalizações

Derrota inesperada
Precisando vencer para garantir a liderança do grupo, o Guarani voltou na segunda etapa voando baixo. Até que aos oito minutos o time campineiro conseguiu chegar ao gol de empate. O Everton recebeu bola próxima a área e acertou uma bomba no ângulo. O goleiro Renan nada pôde fazer.

O Madureira sentiu o gol sofrido e tentou reagir, mas sem muita organização. E quem chegou aos 19, de novo, foi o Bugre. Everton arriscou de fora da área e o goleiro Renan espalmou para fora. No final, aos 39, Fabiano decretou a vitória para os donos da casa, de cabeça.

Ficha Técnica

Madureira 2 x 1 Guarani

Local: Estádio Giulite Coutinho, Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira-MG
Cartões Amarelos: Neto (Madureira); Augusto (Guarani)
Gols: Gilmar aos 29’/1T e Fabiano aos 39’/2T (Madureira); Everton aos 8’/2T (Guarani)

Madureira
Renan; Kim, Ricardo, Jordan e Vitor Hugo; Júnior, André Paulino, Fumaça (Zidane) e Neto (Amendoim); Gilmar e Lino (Fabiano).
Técnico: Carlos Tozzi

Guarani
Márcio; Maranhão, Augusto, Jonathas (Xandão) e Santos; Walter, Bruno Camargo (Assunção), Everton (Dimas) e Almir; Henrique e Dairo.
Técnico: Luciano Dias