Luverdense, o time que revela mais técnicos no Brasil
Dos 20 clubes da Série B, quatro tem como técnico um profissional revelado pelo Luverdense
Lucas do Rio Verde, MT, 30 (AFI) – Com apenas dez anos de existência, o Luverdense é o time com mais êxito no futebol brasileiro em tão pouco tempo e hoje faz parte do seleto Campeonato Brasileiro da Série B, deixando para trás equipes tradicionais como Paysandu-PA, Remo-PA, Fortaleza-CE, CRB-AL, São Caetano, Guarani, Caxias-RS, Juventude-RS, entre vários outros.
Os bons resultados dentro de campo começam a chamar a atenção de como é feito o futebol dentro do Luverdense. E a conclusão é que o time do interior do Mato Grosso vem tendo ótimos resultados ao se especializar em revelar treinadores. Dos vinte times da Série B, quatro são comandados por treinadores que tiveram passagens marcantes pelo Luverdense: Icasa-CE, com Tarcísio Pugliesi; Náutico-PE, com Lisca; Ponte Preta, com Dado Cavalcanti e o próprio Luverdense, com Junior Rocha.
Apostando em jovens treinadores
Segundo o presidente Helmute Lawisch o segredo é apostar em estudar o perfil dos treinadores e fazer uma aposta segura e consciente:

“Antes de contratar um técnico, eu e minha diretoria analisamos muito. É preferível apostar em um jovem profissional com potencial, que em um treinador já mais experiente e que tenha feito trabalhos medianos. Estamos fazendo isto faz quase dez anos e vem dando certo”, explica Helmute ao Portal Futebol Interior.
A primeira aposta do Luverdense foi em Tarcísio Pugliesi, hoje no Icasa-CE após ter tido duas passagens vitoriosas no time de Lucas do Rio Verde. Quando foi contratado pela primeira vez em 2007, Pugliesi tinha apenas 26 anos e no currículo apenas passagens como preparador físico por vários times. Como treinador, Tarcísio havia dirigindo apenas o Guaçuano, na última divisão do futebol paulista.
“O Helmute é um dirigente diferente e que conhece futebol. Fica ligado o tempo todo, discute com conhecido e dá liberdade para trabalhar, além de ter um nível cultural que facilita no relacionamento e na forma de organizar”, avalia Tarcísio Pugliesi que teve duas passagens pelo Luverdense, inclusive tendo levado a equipe a seu primeiro título estadual em 2009.
Luverdense descobriu Dado no interior de Pernambuco
Além de Pugliesi, outra aposta ousada de Helmute Lawisch foi em Dado Cavalcanti, hoje na Ponte Preta e considerado a maior revelação como treinador no futebol brasileiro na temporada 2013.
Com apenas 29 anos, Dado Cavalcanti chegou ao Luverdense vindo do modesto Ipiranga-PE e logo foi campeão do Mato Grosso em uma final épica contra o Cuiabá em 2012. Depois, na Série C continuou bem e classificou o time mato-grossense para a fase decisiva da Série C, quando acabou eliminado pelo Chapecoense-SC.

Após a ótima passagem pelo Luverdense, as portas se abriram para Dado que hoje é um dos treinadores mais requisitados do Brasil e vem comandando a Ponte Preta, curiosamente o próximo adversário do Luverdense neste sábado, em Campinas.
Lisca vinha trabalhando na base
Entre Tarcísio e Dado, o Luverdense investiu em Lisca, que quase levou a equipe ao acesso na Série C em 2011. Quando chegou ao Mato Grosso, Lisca era apenas uma aposta como treinador profissional já que tinha trabalhado basicamente em categorias de base. Após a passagem pelo Luverdense, a carreira de Lisca cresceu e hoje comanda o Náutico-PE, após ter conquistado o acesso para a Série C na temporada passada com o Juventude-RS.
Ousado, o olho clínico de Helmute Lawisch sentiu que o ex-jogador do próprio clube, Junior Rocha, tinha potencial para ser treinador. Após ter encerrado a carreira de atleta, Junior Rocha assumiu a equipe de juniores do Luverdense e, assumiu o time principal em lugar de Roberval Davino no meio da Copa do Brasil de 2.013. Junior Rocha manteve a boa campanha de Davino na Copa do Brasil e, já na Série C, levou a equipe ao histórico acesso fazendo com que a fama de revelador de treinadores fique mais que nunca gravada na história do Luverdense.





































































































































