Luto! Vítima de câncer, ex-Vasco e São Bento falece em Curitiba

O ex-jogador abriu o placar da partida em que Pelé marcou o milésimo gol

0002047970784 img 1

Curitiba, PR, 24 (AFI) – Vítima de um câncer, o ex-volante Benetti, que defendeu o São Bento em 1976 faleceu na nesta quarta-feira, em Curitiba, capital paranaense. O ex-jogador foi sepultado nesta quinta-feira, em Curitiba, cidade que optou em residir após encerrar a carreira, dirigindo escolinhas de futebol, se dedicando a ensinar crianças a pratica do esporte que lhe rendeu grandes conquistas.

Carreira
O volante Benetti, caracterizado devido a careca precoce, superara a técnica pela raça. Na carreira de jogador, Benetti teve seu melhor momento no Vasco da Gama no final dos anos 1960. Benetti também vestiu a camisa de inúmeros times, principalmente no interior do Estado de São Paulo, com destaque para suas passagens pelo XV de Piracicaba, São Bento e Paulista de Jundiaí, além de ter atuado vários anos no Juventus da Capital.

No Juventus de 1967, Benetti teve uma passagem marcante quando atuou em uma equipe formada com Cabeção; Flodoaldo, Milton Buzetto, Fernando e Lauro; Benetti e Jair Francisco; Tenesse, Antoninho, Araras e Valdir. No Vasco da Gama entre 1968 a 1970, jogou em um time que tinha Andrada; Fidelis, Renê, Joel Santana e Eberval; Benetti e Ademir; Luiz Carlos, Silva, Dé Aranha e Gilson Nuves.

0002047970784 imgBenetti (no destaque) no Vasco da Gama, em 1968

Em 1975, defendeu o XV de Novembro de Piracicaba em um time que tinha Getúlio; Nenê, Fernando, Elói e Almeida; Benetti e Ademir Mello; Capitão, Perrela, Tato e Ditinho. Esta base quinzista que em 1976 se consagraria como vice-campeão paulista. No ano seguinte, disputou o Paulistão de 1976 pelo São Bento de Sorocaba jogando ao lado de Geninho; Toninho, Tutu, Arlindo Nilo e Nelsinho; Benetti e Gatãozinho; Claudinho, Alves, Adão e Bozó.

Já no final de carreira, em 1978, Benetti defendeu o Paulista de Jundiaí jogando em uma equipe formada por Edson; Lazinho, Marcos, Djalma e Santos; Bosco e Benetti; Frasão, Cuca, Gil, e Edmar. Ano em que o Galo da Japi foi rebaixado a Divisão de Acesso (A2) depois de perder a disputa no “Rebolo” com o Velo clube Rioclarense.

Partida memorável
Na histórica partida do milésimo gol de Pelé, realizada no dia 19 de novembro de 1969, noite de uma quarta-feira, Benetti atuou como titular da jaqueta vascaína, quando o Vasco foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 em pleno Maracanã pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Foi Benetti que aos 17’ do primeiro tempo abriu o marcador em favor do time Cruz Maltino.

Renê contra aos 10’ do segundo tempo empatou e Pelé cobrando pênalti aos 34’ deu números finais ao placar. Quanto ao lance polêmico que culminou com a marcação do milésimo gol do Rei Pelé, em entrevista ao jornalista Milton Neves, Benetti disse que o árbitro daquele jogo, Manuel Amaro de Lima (falecido em 2009 vitima de câncer), errou ao marcar o pênalti, que o penal não existiu.

Vasco 1 x 2 Santos
Campeonato: Torneio Roberto Gomes Pedrosa
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 19/11/1969, às 21 horas
Renda: 253.275,25
Público: 65.157
Árbitro: Manoel Amaro de Lima
Gols: Benetti (17-1), Renê (contra 10-2) e Pelé (pênalti 37-2)

Santos:
Aguinaldo; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias (Joel Camargo) e Rildo; Clodoaldo, Lima, Manoel Maria e Edu; Pelé (Jair Bala) e Abel.
Vasco: Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Bougleaux, Renê, Acelino (Raimundinho) e Adílson; Benetti e Danilo Menezes (Silvinho).