Luto! Lenda da Nigéria, Peter Rufai morre aos 61 anos

Ex-goleiro das Super Águias brilhou em duas Copas e recusou trono para seguir no futebol.

Ídolo das Super Águias, Peter Rufai faleceu aos 61. Ex-goleiro disputou as Copas de 1994 e 1998 pela Nigéria.

Peter Rufai. Foto: Reprodução/Instagram/@peter_rufai
Peter Rufai. Foto: Reprodução/Instagram/@peter_rufai

Lagos, NI, 13 (AFI) – O futebol nigeriano perdeu um de seus maiores símbolos nesta quinta-feira. Peter Rufai, lendário goleiro das Super Águias, morreu aos 61 anos. Ele ficou marcado por defender a Nigéria nas Copas do Mundo de 1994 e 1998, além de levantar o troféu da Copa Africana de Nações em 1994.

O ex-goleiro era reconhecido como peça fundamental da geração histórica da Nigéria e figurava entre os dez atletas que mais vezes vestiram a camisa da seleção. Também conhecido como “O Príncipe”, Rufai era filho do rei de Idimu, região tribal do país africano.

PETER RUFAI, NIGÉRIA E COPAS DO MUNDO

Em 1998, após o falecimento de seu pai, Rufai foi chamado a retornar ao país para discutir a sucessão do trono, mas decidiu abrir mão do posto para seguir carreira no futebol e disputar a Copa do Mundo daquele ano. Na ocasião, defendia o La Corunã e vivia grande fase no futebol espanhol.

Durante entrevista em 2016, Rufai contou sobre a decisão: “Nunca quis ser rei. Se aceitasse não poderia ser jogador. Eu sei que teria uma vida boa, porque sei como viviam meus pais. Mas aquilo não era para mim. Não me fazia feliz. Eu queria era o futebol. Queria o gramado, queria a rua, queria estar com os amigos, queria ensinar crianças a jogar futebol. Isso era o que me dava alegria. Ser rei não me propiciava essa alegria. Por isso, abdiquei de tudo. Sabia que para jogar futebol tinha de abdicar de tudo. Para ser rei, precisava seguir determinadas regras e eu tinha de obedecer, claro. Por isso, não foi difícil dizer não”.

SUPER ÁGUIAS LAMENTAM MORTE DE RUFAI

A federação nigeriana de futebol emitiu nota de pesar destacando o legado de Rufai: “Para sempre em nossos corações, Dodo Mayana. Lamentamos o falecimento do lendário goleiro das Super Águias, Peter Rufai, um gigante do futebol nigeriano e campeão da Copa Africana de Nações de 1994. Seu legado vive entre as traves e além. Descanse em paz, Peter Rufai.”

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

O ex-goleiro deixa uma história de dedicação ao futebol e será lembrado como referência do esporte africano, tendo marcado época com a camisa da Nigéria e inspirado futuras gerações.