Luto! Morre zagueiro do Brasil na Copa de 1974 e que foi treinador de sucesso

O ex-zagueiro Marinho Peres, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 1974, morreu na noite desta segunda-feira, aos 76 anos, em Sorocaba

seleção
Marinho Peres, quinto em pé, na Seleção em 1974

Campinas, SP, 18 (AFI) – O ex-zagueiro Marinho Peres, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em 1974, morreu na noite desta segunda-feira, aos 76 anos, em Sorocaba. Marinho jogou em grandes equipes nos anos 1960/70 e, como treinador, fez muito sucesso em Portugal.

Marinho Peres estava em estado grave desde 2019, quando sofreu um AVC e passou a ter outras complicações, além de ter problemas com o alzheimer, demência e dificuldades motoras.

REVELADO PELO SÃO BENTO E SUCESSO NA LUSA E NO SANTOS

Batizado Mário Peres Ulibarri, o ex-zagueiro nasceu em Sorocaba, no interior paulista, no dia 19 de março de 1947, tendo sido revelado pelo São Bento. Seu futebol seguro e vigoroso, além do perfil de liderança, o levaram à Portuguesa, na época time grande no Estado de São Paulo. Depois, foi para o Santos, jogando com Pelé e sendo campeão paulista em 1973.

NA VOLTA DA ESPANHA, A FORMAÇÃO DE UMA DAS MAIORES ZAGAS DO MUNDO COM FIGUEROA

Após a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, Marinho Peres foi para Barcelona, na Espanha, onde ficou duas temporadas.

Na volta ao Brasil, formou uma das maiores duplas de zaga da história ao lado do chileno Elias Figueroa no Inter-RS, sendo campeão brasileiro em 1976.

VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO COM O PALMEIRAS

Depois do Inter-RS, Marinho Peres voltou ao Estado de São Paulo e continuou jogando em alto estilo no Palmeiras, sendo vice-campeão brasileiro em 1978. No final de carreira atuou no América do Rio de Janeiro e Galícia-BA.

TREINADOR “TOP” NO BRASIL

Ao encerrar a carreira, Marinho Peres passou a ser treinador, tendo feito muito sucesso em Portugal, onde é apontado um dos melhores treinadores do país, sendo ídolo da torcida do Belenenses, equipe que comandou por cinco temporadas e onde é considerado o melhor técnico da história da equipe lusitana.

Além de Portugal, Marinho Perez trabalhou em outros países como Angola e El Salvador. No Brasil, foi treinador de América-RJ, Santos, União de Araras, Guarani, Botafogo-RJ, Paysandu-PA e Juventude-RS.Marinho Peres será sepultado nesta terça-feira em Sorocaba.

Confira também: