Luto! Morre Waldo, maior artilheiro da história do Fluminense, aos 84 anos

Ex-atacante marcou 319 vezes em 403 jogos vestindo a camisa Tricolor

Ex-atacante marcou 319 vezes em 403 jogos vestindo a camisa Tricolor

0002050371756 img

Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – Aos 84 anos, o ex-atacante Waldo, maior artilheiro da história do Fluminense morreu nesta segunda-feira. Ele sofria de Alzheimer. Nascido em São Gonçalo em 9 de setembro de 1934, começou a sua carreira profissional no Tricolor, em 1954. Permaneceu vestindo a camisa do Flu até 1961, quando foi para a Espanha atuar pelo Valência. Após a carreira como jogador, permaneceu no país europeu. O enterro será na próxima quarta, no Tanatorio Municipal de Valencia.

Waldo marcou 319 vezes com a camisa tricolor. O mais impressionante: nenhum destes foi de pênalti, aumentando ainda mais o seu feito. Em 1959, marcou 69 gols, o maior número de tentos feitos por um jogador em uma temporada pelo Fluminense. Apenas mais um de seus recordes.

Em pouco mais de 400 jogos, colecionou títulos: Carioca de 1959, Rio-SP de 1957 e 1960, Torneio Início de 1954 e 1956. Ainda sagrou-se artilheiro do Carioca em 1956 e dos dois Rio-SP conquistados vestindo a camisa Tricolor, em 1957 e 1960.

SUCESSO NA ESPANHA EM UM ÉPOCA QUE JOGADOR NÃO SAIA DO BRASIL
Em um período que era incomum jogadores brasileiros irem para a Europa, Waldo foi negociado com o futebol espanhol e conquistou títulos pelo Valência, além de ter sido duas vezes artilheiro do Campeonato da Espanha. Esse fato, inclusive, explica a razão de Waldo não ter disputado nenhuma Copa do Mundo, já que nessa época jogadores que não atuavam no Brasil não tinha espaço na Seleção.

Waldo faleceu nesta segunda-feira
Waldo faleceu nesta segunda-feira

VERSÃO DO PRESIDENTE!

O presidente Pedro Abad lamentou o falecimento do ídolo tricolor. “O Waldo foi o maior artilheiro de todos os tempos do Fluminense e é difícil imaginar que um dia ele possa ser ultrapassado. É uma perda que dói muito. Conheci o Waldo pessoalmente quando veio da Espanha para participar de uma Flu Fest. É mais um ídolo que se vai. É o grande artilheiro da nossa história. Todas as homenagens serão poucas. Esperamos que a partir de agora ele fique lá de cima torcendo para o nosso Fluminense”, disse o mandatário.

O Fluminense declarou luto oficial de três dias