Luto! Morre 'Príncipe', um dos maiores ídolos da Portuguesa
Ele nasceu em Bauru em 1945 e começou na Portuguesa logo aos 12 anos, em 1957
A Portuguesa perdeu um de seus maiores jogadores e ídolos de sua história. Morreu, aos 79 anos, Ivair Ferreira, o 'Príncipe'.
Campinas, SP, 15 (AFI) – A Portuguesa perdeu um de seus maiores jogadores e ídolos de sua história. Morreu, aos 79 anos, Ivair Ferreira, o ‘Príncipe’. No final dos anos 1960, após brilhar em vitória contra o Santos, ele ganhou apelido do próprio Pelé. Ivair já não vinha bem de saúde há algum tempo e lutava contra o câncer.
O velório será realizado nesta quinta-feira, na Avenida Pacaembu, nº 1254, em São Paulo (SP). O enterro será às 17h, no Cemitério da Lapa.
“Infelizmente nós da Portuguesa estamos de luto. Perdemos um dos nossos maiores ídolos, o nosso Príncipe, o grande Ivair. Príncipe, você não morreu, você está eternizado em nossos corações! Descansa em paz. À familia e amigos o nosso abraço”, publicou a Portuguesa.
MAIS SOBRE ELE
Ivair nasceu em Bauru em 1945 e começou na Portuguesa aos 12 anos, em 1957. Ficou até 1969, quando se transferiu para o Corinthians. Passou ainda por Fluminense, Toronto, Los Angeles Astecas e America-RJ.
Retornou à Portuguesa ainda para um jogo em 1981. Ao todo, esteve em campo em 307 jogos, marcou 103 gols e soma 127 vitórias, 84 empates e 96 derrotas.
O único título de sua carreira no Brasil foi pelo Fluminense: o Campeonato Carioca de 1971. Em 1964, chegou à final do Campeonato Paulista pela Portuguesa, mas o Santos venceu por 3 a 2, sob forte chuva na Vila Belmiro.
Chegou a fazer parte da seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1966, mas acabou cortado.
‘PRÍNCIPE’
Em 1963, a Portuguesa de Ivair enfrentou o Santos de Pelé. A Lusa venceu o jogo por 3 a 2, com três gols de Ivair e dois de Pelé. Ele ganhou o apelido após esse jogo pelo próprio Pelé.
“Na minha opinião, você amanhã pode ser o príncipe do futebol”, afirmou Pelé após o jogo.
HOMENAGEM DA PORTUGUESA
Em julho de 2024, a Portuguesa fez uma homenagem ao seu ídolo. Antes de golear o União Suzano por 4 a 1 na Copa Paulista, Ivair foi coroado no gramado Canindé e ganhou uma camisa personalizada.
“Eu agradeço muito o que a Portuguesa fez por mim e para a minha família toda. Eu estou aqui porque torço e gosto da Portuguesa. O meu muito obrigado ao Rei (Pelé) e a todos da Lusa”, disse Ivair no evento.