Luto! Morre Manuel da Lupa, presidente da Portuguesa no título da Série B e no 'caso Heverton'

O ex-presidente esteve à frente da Lusa entre os anos de 2005 e 2013, período em que foi do céu ao inferno

Manuel da Lupa faleceu na noite desta quinta-feira aos 74 anos

MANUEL
Manuel da Lupa faleceu nesta quinta-feira

São Paulo, SP, 29 (AFI) – Manuel da Conceição Ferreira, conhecido como Manuel da Lupa, faleceu nesta quinta-feira aos 74 anos. Ele foi presidente da Portuguesa entre os anos de 2005 e 2013. Ao mesmo tempo que viveu grandes momentos como mandatário da Lusa, presenciou rebaixamento e esteve à frente da agremiação quando ocorreu o “caso Heverton”, um dos mais obscuros do futebol brasileiro.

“Pai, você será meu eterno ídolo.  Nada preencherá o amor que tinha por mim. Em todos os lugares que estivemos lembrarei como fomos amigos e juntos um pelo outro. Você estará dentro do meu coração. Minha saudade será eterna! Descanse em paz, e sei que sua alma e espírito estarão sempre ao meu lado me guiando”, disse o filho do ex-presidente, Manuel da Lupa Filho, em suas redes sociais.

MAIS DE MANUEL DA LUPA!

Manuel da Conceição Ferreira nasceu na cidade de Pombal, no Distrito de Leiria, em Portugal, no dia 30 de dezembro de 1949. Ele é casado com Dona Fátima, pai de Manuel da Lupa Filho e avô da pequena Manu.

Assumiu a Portuguesa em 2005 e nunca escondeu que encontrou o clube em situação financeira delicada. Mesmo assim, conseguiu ser bicampeão da Série A2 do Campeonato Paulista (2007 e 2013), além do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2011, ano em que a equipe ficou conhecida como “Barcelusa”, sob o comando do técnico Jorginho Cantinflas, ex-Palmeiras e Juventus. Foram 38 jogos e 23 vitórias.

No entanto, teve sua presidência marcada por dois rebaixamentos no Paulistão (2006 e 2012), além de duas quedas no Brasileirão (2008 e 2013), a última marcada pelo “caso Heverton”, um mistério até os dias de hoje.

Por causa do “caso Heverton”, Da Lupa chegou a ser expulso do Conselho Deliberativo da Portuguesa. Na época, alegou descuido do departamento de futebol do clube. Curiosamente, o caso ocorreu dias após a eleição da Lusa, que nomeou Ilídio Lico como seu sucessor.

Em 2010, Manuel da Lupa superou o próprio Ilídio Lico e foi reeleito presidente da Portuguesa, em votação marcada por uma pancadaria generalizada e uma onda de protestos por membros da torcida organizada Leões da Fabulosa. O mandatário chegou a ser ameaçado, mas completou o seu mandato. 

VELÓRIO!

Ainda não há maiores informações sobre a causa da morte do ex-presidente da Portuguesa. Detalhes sobre o velório e o sepultamento do ex-mandatário serão informados em breve.

“A Associação Portuguesa de Desportos informa que no dia de hoje (29/02) faleceu seu ex-presidente Manuel da Conceição Ferreira, aos 74 anos de idade. Manuel da Lupa, como era conhecido, era empresário e foi presidente da Lusa por três gestões, nos anos de 2005 à 2013. Ex-conselheiro do clube e ex-membro do COF, Manuel da Lupa foi o presidente que dirigiu a equipe campeã brasileira da Série B em 2011.

À família e aos amigos os nossos sentimentos neste momento de dor e pesar“, disse a Portuguesa.

Confira também: