LUTO! Morre ex-zagueiro de Juventus e Palmeiras e ex-técnico de XV e Guarani
Milton Buzzeto era piracicabano; corpo será velado a partir das 17h30, enquanto o enterro acontecerá às 9h00 desta terça-feira
Milton Buzzeto era piracicabano; corpo será velado a partir das 17h30, enquanto o enterro acontecerá às 9h00 desta terça-feira
Piracicaba, SP, 17 (AFI) – O futebol brasileiro está de luto. Morreu, no início da tarde desta segunda-feira, Milton Buzetto, aos 80 anos. Nascido em 14 de novembro de 1937, atuou por Palmeiras, Noroeste, Bragantino e Juventus e dirigiu grande clubes de todo o país, como Juventus, Corinthians, Goiás e Guarani. Encerrou a carreira de treinador em 2001, comandando o Jabaquara. Ele, que tinha aneurisma na aorta e insuficiência renal, precisando amputar uma perna por problemas vasculares, será velado nesta segunda e enterrado no início de terça.
Milton Buzzeto foi revelado pelo Palmeiras, onde fez as categorias de base e se profissionalizou, permanecendo entre 1955 e 58. Atuou com importantes nomes palestrinos, como Oberdan Catani e Mazolla, em 41 partidas. Em 1959, o então zagueiro foi emprestado ao Noroeste e ficou parte de 1960 no Bragantino. Chegou à rua Javari naquele ano, encerrando a carreira no próprio Moleque Travesso.

O primeiro clube que dirigiu foi o Juventus, entre 1971 e 75. Buzetto fez história ao inovar e criar a “retranca”, um esquema que variava entre o 5-5-0, o 5-4-1 e o 10-0-0. Em 1975, ele assumiu o Corinthians, permanecendo até a temporada seguinte: dirigiu o Timão em 62 oportunidades, sendo demitido após uma derrota para o São Bento, pelo Paulistão.
Na sequência, dirigiu o Guarani e rodou por outros clubes, como Inter de Limeira, Atlético-PR, Francana, XV de Piracicaba, União Barbarense, Esportiva de Guaratinguetá e Paulista.
Durante os 40 anos de carreira, entre 1971 e 2001, o treinador conquistou apenas dois títulos: o Mato-grossense de 1979, com o Mixto, e o Sul-mato-grossense de 1985, com o Comercial.
Nos últimos anos, o antigo zagueiro e treinador optou por ficar recluso em Piracicaba, sua cidade-natal. Morava em uma chácara batizada de Retranca.
O NHÔ QUIM!
Através de seu site oficial, o XV de Piracicaba fez questão de lamentar a morte.
“O XV de Piracicaba lamenta o falecimento, aos 80 anos, do piracicabano Milton Buzzeto, que foi treinador do Alvinegro no ano de 1982. Como atleta amador, Buzzeto defendeu as cores do Estrela Dalva e do América, em Piracicaba. Após isso, fez carreira, como zagueiro, atuando por Palmeiras, Bragantino e Juventus, onde iniciou sua trajetória como técnico. O corpo será velado (na sala 2) a partir das 17h30 e o enterro ocorrerá às 9h00 desta terça-feira, 18, no Cemitério da Saudade”.






































































































































