Luto! Morre ex-meia que fez história no futebol paranaense

Dito Cola foi sepultado neste sábado no Estado do Paraná

Dito Cola começou nas categorias de base do Atlético Mineiro, mas não teve oportunidades no time mineiro

Ex-meia
Dito Cola na década de 70. (Foto: reprodução)

Curitiba, PR, 07 (AFI) – O ex-meia Dito Cola, importante jogador do Coritiba-PR nos anos 1970, morreu nesta sexta-feira, em Apucarana, no interior do Paraná. Dito Cola tinha 76 anos e não resistiu a uma cirurgia.

Batizado Benedito de Assis e nascido em Ouro Fino, no Sul de Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1948, Dito Cola começou nas categorias de base do Atlético Mineiro, mas não teve oportunidades no time mineiro.

0OkhH0Yr image
Dito Cola, penúltimo jogador agachado, no Coritiba dos anos 1970

TÍTULOS NO CORITIBA E REFERÊNCIA EM EQUIPES DA REGIÃO SUL

Seu futebol de classe e habilidade começou a aparecer no Iguaçu, de União da Vitória, então time respeitado no interior paranaense, onde Dito Cola fez ótimas temporadas, chamando a atenção do Coritiba, que o contratou em 1973.

No Coritiba, Dito Cola teve momentos marcantes, conquistando títulos, mas nunca se firmou como titular absoluto em razão do elenco de craques que o “Coxa” tinha à época.

Depois do Coritiba, Dito Cola, algumas vezes já atuando mais recuado na cabeça-de-área, jogou em várias equipes do Sul como Figueirense-SC, Inter de Lages-SC, Blumenau-SC, Palmeiras-SC, Pato Branco-PR e Colorado (hoje Paraná Clube). Também teve passagens pelo Operário-MS e Volta Redonda-RJ.

GpuaR9uJ image
Dito Cola, no Figueirense, em 1975

TREINADOR DE TIMES DE SANTA CATARINA

Ao encerrar a carreira de atleta, Dito Cola foi treinador de vários times de Santa Catarina como Blumenau-SC, Brusque-SC, Marcílio Dias-SC, Juventus-SC, Joaçab-SC, entre outros. Também atuou como gerente de futebol e outras funções em equipes de Santa Catarina e do Paraná. 

Dito Cola foi sepultado neste sábado no Estado do Paraná.