Luto! Morre Damião Gárcia, ex-presidente do Noroeste e conselheiro do Corinthians

O empresário de 85 anos, que já estava internado a algum tempo. foi vitima de complicações de cancêr

O empresário de 85 anos, que já estava internado a algum tempo. foi vitima de complicações de cancêr

0002050160245 img

Campinas, SP, 22 (AFI) – Faleceu nessa sexta-feira na capital paulista onde morava com a família, Damião Garcia, de 85 anos. Nascido em Bauru, o empresário do rumo da papelaria teve muito tempo sua vida ligada a dois clubes paulistas. Ele foi presidente do Noroeste por nove anos (2003 a 2012) e Conselheiro Vitalício do Corinthians.

Nas décadas de 80 e 90, Damião estampou a marca de sua empresa Kalunga na camisa corintiana, em uma das primeiras apostas de marketing esportivo. Sua família também tem forte ligação até hoje com o Corinthians e seu filho, Paulo Garcia, é nome conhecido da oposição do clube, tendo disputado, e perdido, as últimas quatro eleições.

No Noroeste, Damião Garcia é considerado o melhor presidente da história do clube. Já que investiu bastante dinheiro e conseguiu tirar o time da pior crise já vivida. Com ele a frente do clube, o Noroeste viveu uma grande fase na elite estadual, que fez sua melhor campanha em 2006, quando ficou em quarta colocação geral e venceu por duas vezes a Copa Paulista, em 2005 e 2012.

O empresário Damião Garcia teve toda sua vida ligada ao futebol

O empresário Damião Garcia teve toda sua vida ligada ao futebol

O sepultamento será neste sábado pela manhã, às 11 horas no Cemitério do Morumbi, na capital. O empresário morreu vitíma de complicações de um câncer generalizado.

EM NOTA, NOROESTE LAMENTA A PERDA
É com extremo pesar que toda a diretoria do Esporte Clube Noroeste recebe a triste notícia da morte do nosso ex-presidente e bauruense Damião Garcia, aos 85 anos. Ele administrou o Norusca entre 2003 e 2012. Damião estava com a saúde debilitada e tratava de um câncer generalizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora ele teve o merecido descanso.

Damião dá nome ao complexo que criou ao redor do Estádio Alfredo de Castilho, que abrange

Damião Garcia presidiu o Noroeste entre 2003 e 2012 e sempre ajudou o Corinthians

Damião Garcia presidiu o Noroeste entre 2003 e 2012 e sempre ajudou o Corinthians

quartos do alojamento, refeitório, banheiros, vestiários, sala de TV, sala de imprensa, campo de treinamento e tribuna do próprio estádio. O empresário que nasceu em Bauru e foi para São Paulo e fundou a rede Kalunga, também era conselheiro vitalício do Corinthians.

RECONHECIMENTO GERAL
O presidente Emílio Brumati e o vice Rafael Padilha exaltam o incomparável trabalho feito pela gestão Damião Garcia e consideram como única e histórica nos quase 116 anos do clube. Damião assumiu o time na Série A3 e levou até a Primeira Divisão, onde liderou o Paulista e derrotou os quatro grandes, dentro e fora de Bauru.

Emílio e Rafael frisam ainda que se espelham nos resultados positivos daquela gestão e buscam, tão em breve, levar o Noroeste de volta à elite do Campeonato Paulista em sua memória.

Neste sábado Damião será homenageado em dois estádios. De manhã, às 9h e às 10h45, com 1 minuto de silêncio no Estádio Alfredo de Castilho, nas partidas do Paulista sub-15 e sub-17.

Às 18h30 será a vez do Corinthians prestar homenagens á ele, também com 1 minutos de silencio antes da bola rolar entre Corinthians e Audax, pela semifinal do Paulistão. A fanpage do Noroeste prestou homenagens também e os torcedores deixaram dezenas de mensagens de agradecimentos.