Luto! Morre Albeneir, um dos maiores ídolos de Santa Catarina

Albeneir fez sucesso no Sul do Brasil, principalmente no Figueirense e Avaí, ambos de Florianópolis, onde é ídolo e reverenciado por todos.

No Figueirense, para muitos, é o maior atacante da história do clube.

Albeneir, ídolo de Figueirense e Avaí
Albeneir, ídolo de Figueirense e Avaí

Florianópolis, SC, 15 (AFI) – O ex-atacante Albeneir, de 65 anos, morreu na manhã desta quinta-feira em Florianópolis. Ele não vinha bem de saúde fazia algum tempo e seu estado clínico piorou após sofrer um AVC no mês de abril, tendo falecido em sua residência, após passar um período internado no Hospital Celso Ramos.

COMEÇO DE SUCESSO NO EXTINTO ESAB

Nascido em Baldim, no interior de Minas Gerais, no dia nove de novembro de 1957, Albeneir Marques Pereira começou no ESAB de Contagem, equipe extinta que fez sucesso no futebol mineiro nos anos 1970.

Do ESAB, teve uma rápida passagem pelo Nacional-AM, mas começou a destacar-se no Brasília-DF, em 1978, quando passou a fazer gols e chamar a atenção de várias equipes do Brasil. No ano seguinte foi para o Operário-MS, quando esse time fazia grandes campanhas no futebol brasileiro.

Albeneir
Albeneir, terceiro agachado, no Figueirense nos anos 1980



ÍDOLO DOS TIMES DE SANTA CATARINA

Mas o sucesso de Albeneir foi mesmo no Sul do Brasil, principalmente no Figueirense e Avaí, ambos de Florianópolis, onde é ídolo e reverenciado por todos. No Figueirense, para muitos, é o maior atacante da história do clube.

A melhor oportunidade de Albeneir foi no Grêmio-RS, nos anos 1980, onde só não teve maior destaque pois sofreu várias contusões.

UM CIGANO DO FUTEBOL

Além destas equipes, Albeneir atuou em várias outras, como Matsubara-PR, Atlético Paranaense, Grêmio Maringá-PR, Joinville-SC, Goiás-GO, Glória-RS, Aimoré-RS, Marcílio Dias-SC.

Em São Paulo, Albeneir teve passagens por Novorizontino e Inter de Limeira.

PROBLEMAS COM DROGAS E ÁLCOOL

Após encerrar a carreira, Albeneir fixou-se em Florianópolis e chegou a trabalhar em alguns clubes, mas seus problemas com drogas se agravaram e o ex-atacante chegou até mesmo a ser “morador de rua”.

Apoiado por amigos e fãs, Albeneir se recuperou e passou a dar palestras motivacionais para retirar usuários de drogas da marginalidade. Também voltou a campo como treinador de garotos em projetos sociais.

Albeneir será velado e sepultado em Florianópolis, não havendo ainda maiores detalhes.