LUTO! Jornalismo esportivo perde um dos maiores ícones de sua história

Ele tinha 78 anos e era casado com a também jornalista Helena de Grammont. Ele lutava contra um câncer.

Ele tinha 78 anos e era casado com a também jornalista Helena de Grammont. Ele lutava contra um câncer.

0002050403246 img

São Paulo, SP, 23 (AFI) – Morreu no início da tarde de terça-feira (23) o cronista esportivo Juarez Soares, um dos ícones da crônica esportiva brasileira com passagens brilhantes por diversas emissoras de rádio e de televisão. Ele vinha tratando de um câncer no estômago. Carismático, talentoso e verdadeiro em suas opiniões, era carinhosamente chamado pelo amigos de China.

Juarez Soares: carismático e verdadeiro

Juarez Soares: carismático e verdadeiro

Ele tinha 78 anos e era casado com a também jornalista Helena de Grammont.

Nesta manhã se sentiu mal em casa e foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Ele teve uma parada cardíaca por volta das 13 horas.

O atendimento médico chegou rápido, o jornalista foi reanimado, mas teve uma segunda parada cardíaca 10 minutos depois e não resistiu.

ENTERRO NA CONSOLAÇÃO
O velório e o enterro vão acontecer no cemitério da Consolação, em São Paulo. A informação foi confirmada pela filha do jornalista, Ana Júlia de Grammont.
Em sua rede social, ela também divulgou que o enterro acontecerá às 15h30

“Obrigada a todos pelas mensagens de carinho, agradeceu Ana Júlia.

Juarez tinha cinco filhas (Ana Júlia, Melissa, Larissa, Juliana e Clarissa), quatro netos (Vitor, Isabel, Maria Heloisa e Alice) e a mulher, Helena de Grammont, jornalista da Globo, com quem ficou casado durante quatro décadas. Ele também foi padrasto de Alexandre, filho de Helena.

RAÍZES DO INTERIOR
Juarez Soares trabalhou quase toda a vida em São Paulo, mas nunca esqueceu as raízes interioranas.

Atuou como colunista do Portal FUTEBOL INTERIOR e participou do programa Estação Futebol, produzido pelo Futebol Interior, ao lado de Dalmo Pessoa, por cinco anos na Rede Vida de Televisão.

Foi também um dos incentivadores da criação da Aceisp – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo – no final de 2015.

Juarez ao lado de Edmilson Almeida e Artur Eugênio, do Futebol interior

Juarez ao lado de Edmilson Almeida e Artur Eugênio, do Futebol interior

CARREIRA BRILHANTE
Nascido em São José dos Campos ele começou como radialista na Rádio Cultura de Lorena, em 1958, aos 17 anos. Três anos depois já tinha seu talento reconhecido e se transferiu para a capital para trabalhar nas Emissoras Associadas.

Ainda na década de 60 passou pelas rádios Tupi e Gazeta antes de chegar à Rádio Globo em 1969. Lá teve uma longa trajetória como repórter e comentarista, inclusive na TV Globo participou de vários telejornais, além de do Globo Esporte e Esporte Espetacular até início dos anos 80.

Acompanhou três copas do Mundo pela Globo – Alemanha (1974), Argentina (1978) e Espanha (1982). Na Rádio Excelsior, fez o programa Balancê ao lado de Osmar Santos.

BANDEIRANTES E MAIS

A partir daí se transferiu para a TV Bandeirantes e trabalhou por 11 anos ao lado de Luciano do Valle, outro ícone do jornalismo esportivo.

China passou pelo SBT em 1994, onde ficou até o ano de 2000. Na televisão, teve passagens ainda pela TV Record, no programa Debate Bola, e pela TV Cultura, no programa Cartão Verde.

0002050403246 img

Em 2001 trabalhou ao lado de Milton Neves no programa Debate Bola da TV Record e depois foi chefe de esportes da Rádio Record até 2011. Depois passou pela Rádio Transamérica, participando dos programas Debate Bola e Papo de Craque,

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO
Mesmo tendo sido destaque na rádio e na televisão, Juarez Soares também atuou como jornalista em outros veículos de mídia, como nos jornais Folha da Manhã e Mundo Esportivo e no site de esportes do portal Terra.

Mais recentemente, Juarez vinha trabalhando como comentarista da Rede TV. Se afastou há três meses devido o agravamento de sua doença.

CARREIRA POLÍTICA
Defensor ferrenho dos cronistas, participou do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Na carreira política atuou como Secretário de Esportes de São Paulo na gestão da prefeita Luiza Erundina. Depois foi eleito vereador da capital.