Luto! Ex-zagueiro da Francana morre de coronavírus

Aos 86 anos, Ayres Alves Ferreira, ex-zagueiro da Francana, morreu vítima da covid-19. Ele também atuou por clubes do Amazonas e dedicou 28 anos ao futebol.

IMG 2437
Ex-jogador enfrentava Alzheimer e morreu por complicações da covid-19 no último sábado (26). (Reprodução/Sampi.net)

Franca, SP, 31 (AFI) – O futebol paulista perdeu no último sábado (26) um dos seus nomes históricos. Ayres Alves Ferreira, ex-zagueiro da Francana, morreu aos 86 anos por complicações causadas pelo coronavírus. Natural de Delfinópolis-MG, ele dedicou quase três décadas da vida ao esporte.

LEGADO DENTRO E FORA DOS CAMPOS

Com passagens por Francana, clubes do Amazonas e outras equipes da região Sudeste, Ayres ficou marcado como um defensor firme, respeitado por companheiros e adversários. Atuou em uma época em que o futebol ainda não oferecia retornos financeiros significativos, mas construiu uma trajetória sólida ao longo de 28 anos de carreira.

Depois da aposentadoria dos gramados, trabalhou no Amazonas e, mais tarde, encerrou sua vida profissional como caseiro em um sítio. Em 2021, Ayres perdeu a esposa, Elena Esperendi Ferreira, também vítima da covid-19. Desde então, passou a enfrentar o Alzheimer, mas mesmo com o avanço da doença, mantinha viva a memória de seus dias como jogador.

MEMÓRIA E HOMENAGEM

Conhecido pelo carisma e pela simplicidade, Ayres mantinha o hábito de reunir os amigos aos sábados para jogar truco, mesmo com a saúde já debilitada. Em despedida emocionada, sua neta, Nádia Oliveira, publicou:

“Que ele esteja em paz, que ele estará para sempre em nossos corações e em nossa memória. Tenho certeza de que está em um bom lugar, sem dor e sofrimento. Saudades eternas.”

Ayres deixa uma filha, duas netas e dois bisnetos. Por conta das circunstâncias da morte, não houve velório, e o sepultamento foi realizado no domingo (27).

Confira também: