LUTO! Ex-volante do Guarani morre com suspeita de malária africana
O jogador de 33 anos é naturalizado e defende a seleção de Guiné Equatorial
O goleiro Danilo, do Alecrim-RN e que também atua por Guiné Equatorial, também foi contaminado pela doença. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Giselda Trigueiro, na zona Oeste de Natal.
Campinas, SP, 08 (AFI) – O futebol brasileiro recebeu uma triste notícia, na manhã desta segunda-feira. O volante Claudiney Rincón, de 33 anos, que já teve passagem pelo Guarani, faleceu na madrugada desta segunda-feira, no Hospital Regional de Sorocaba, onde estava internado desde sábado. A causa da morte não foi confirmada, mas suspeita-se de que ele estava com malária africana. O enterro será nesta terça-feira, na Ofebas, também em Sorocaba.

Natural de Porecatu, no interior paranaense, o veterano teve como último clube o Avenida-RS, que disputa a divisão de acesso gaúcha. Apesar de ser brasileiro, ele se naturalizou como cidadão de Guiné Equatorial, país que também fala português.
O jogador defendeu a seleção do país africano no início de junho. Primeiro, no amistoso contra Togo (derrota por 1 a 0). Depois, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014, quando Guiné perdeu do Cabo Verde, por 2 a 1, e empatou com a Tunísia, por 1 a 1.
Antes desta aventura por Guiné Equatorial, Rincón rodou por vários clubes. Entre eles, muitos paulistas. O jogador defendeu Santo André, Paulista, São Bento, Guarani e São Bernardo. Mais recentemente, ele atuou por ASA, Macaé-RJ, Itabaiana-SE e Avenida-RS.
Risco de epidemia
Agora, há um temor de que a doença possa se alastrar pelo território nacional. Isso porque outro jogador que defendeu Guiné Equatorial, o goleiro Danilo, do Alecrim-RN, também foi contaminado pela doença. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Giselda Trigueiro, na zona Oeste de Natal.
A última convocação da seleção africana contou com vários outros brasileiros. Entre eles, os meias Judson (São Bernardo) e Dio (Saad-MS), e os atacantes Jônatas Obina (Ferroviária) e Ricardinho (São Bernardo).
Nena também defendeu Guiné EquatorialMuitos outros jogadores brasileiros também já defenderam a seleção daquele país. O atacante Nena, do Guarani, é um deles. Os outros são o zagueiro Neto (Barretos), o zagueiro Florian Claudino (São Bento) e o lateral William (Grêmio Osasco).
Malária
A malária é uma doença transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, enconstradas em países como Brasil, China e Índia, além de extensa região da África. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a malária mata 3 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da Aids, e afeta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. Não há vacina com a doença, que só pode ser tratada.





































































































































