Luto! Ex-presidente do São Bento, empresário morre de câncer aos 76 anos

Dirigente deixou sua marca como um dos melhores presidentes da história do Azulão

saobento
Edgard de Almeida Moura (à esquerda) junto com Paraná, ídolo do São Bento

Sorocaba, SP, 20 (AFI) – O Esporte Clube São Bento e Sorocaba estão de luto. Faleceu nesta quinta-feira, aos 76 anos, o empresário Edgard de Almeida Moura, que marcou a história do São Bento como um dos melhores presidentes do clube. O ex-dirigente do Azulão faleceu vítima de câncer em sua residência.

Moura comandou o São Bento na década de 80 e início de 90. Segundo o experiente jornalista esportivo de Sorocaba, Doraci Sola Galera, o Dorinha, o ex-Presidente e várias vezes diretor de Esportes do clube, Edgard de Almeida Moura era uma figura exemplar.

“Amigo de longos anos, Edgard sempre montou uma equipe de respeito, valorizando o futebol profissional de Sorocaba”, conta o jornalista. Segundo Dorinha, um grande conhecedor da história do futebol e do esporte sorocabano, Edgard, além de grande torcedor do Bentão, era são-paulino e tinha uma ótima relação com a diretoria tricolor. Com essa amizade, trouxe vários jogadores do time paulista, como Luiz Müller e o volante Márcio Araújo, que vingaram no clube, além de ter uma visão privilegiada para descobrir novos talentos. Foi assim que o São Bento, sob sua batuta, sempre esteve entre os times intermediários”, recorda.

O jornalista também lembra uma passagem histórica dos anos 80 do ex-presidente do Bentão.

“Nos anos 80, o Com. Alfredo Metidieri era o presidente, e o São Bento disputaria a permanência com o XV de Piracicaba. Preocupado, formou um quarteto de peso, com Luiz Ramires, Benedicto Pagliato e Milton Muraro para tentar salvar o clube. Metidieri pediu demissão, e em seu lugar assumiu o então deputado Federal, Flávio Chaves. Depois de uma disputa difícil, houve um empate, e a decisão foi para os pênaltis. E o São Bento permaneceu”, conta o jornalista.

WhatsApp Image 2023 07 20 at 18.00.59 edited
Edgard em foto antiga

TUPÃ E GUINEI NO TIMÃO

Foi Edgar Moura que levou o meia Tupãzinho e o zagueiro Guinei para o Corinthians. E coube a Tupãzinho o gol do título sobre o São Paulo, em 1990. O jornalista finaliza;

“Edgard sempre foi família. Amava esposa e filhos e sempre pautou-se pela honestidade. Perdi um grande amigo, assim como todo torcedor sãobentista. Vá com Deus, Edgard, e que ele o receba de braços abertos”.

Quem também lamentou a perda foi o ex-jogador e treinador do Bento, Abelha, hoje comentarista e empresário em Sorocaba:

“Grande dirigente, amigo, conselheiro, meu padrinho de casamento. Foi ele quem me trouxe para Sorocaba. Vai deixar saudades. Descanse em paz”, conta Abelha.

O EMPRESÁRIO

Edgard Moura, nascido em 1º de setembro de 1946, foi o filho mais novo da família de dez irmãos e começou a trabalhar aos dez anos, ao lado do pai José da Silva Moura.

A partir de 1970, fundou sua empresa de empreendimentos imobiliários em Sorocaba e deixou sua marca com grandes projetos na cidade e região.

SÃO BENTO LAMENTA

Em nota oficial, o São Bento lamentou o falecimento do ex-presidente: “Luto! O Esporte Clube São Bento comunica o falecimento de Edgard Moura aos 76 anos. Presidente do nosso querido São Bento nos anos de 1986, 1987, 1990 e 1992. Deus conforte os familiares e amigos.”

O velório de Edgard Moura está previsto para as 22h desta quinta-feira, no Cemitério Pax, em Sorocaba, e o sepultamento para 10h de sexta-feira (21), no mesmo local.

O dirigente e empresário deixa os filhos Vanessa Moura Krauz, Priscila Regina Moura, Edgard de Almeida Moura Filho, José da Silva Moura Neto e Edgard de Almeida Moura Júnior.