Luto! Covid-19 mata mais um treinador brasileiro, ex-Corinthians-AL e ASA

Além de Bira Veiga, a doença já vitimou Ruy Scarpino e Marcelo Veiga

Além de Bira Veiga, a doença já vitimou Ruy Scarpino e Marcelo Veiga

Por: Agência Futebol Interior, 23/03/2021

0002050537333 img

Maceió, AL, 23 (AFI) – A Covid-19 vitimou mais um treinador do futebol brasileiro. Bira Veiga, ex-Corinthians-AL, CRB, ASA, dentre outros, faleceu nesta terça-feira, por complicações causadas pela doença. Com a pandemia se alastrando pelo país, o comandante terá velório e funeral apenas com membros da família e amigos seletos.

Internado desde o último dia 10, Ubirajara Veiga, 66 anos, precisou ser entubado depois de apresentar uma piora na última semana. No entanto, acabou não resistindo às complicações.

O treinador retornou no início de fevereiro ao Brasil depois de três anos no futebol japonês comandando o FC Kariya. Ele estava aguardando o fim da pandemia para voltar a trabalhar fora do país.

Bira Veiga não foi o único treinador a morrer com a doença. Antes, faleceram Ruy Scarpino e Marcelo Veiga, ex-Bragantino, além de Eder Taques, que estava como presidente do Operário VG, mas já exerceu o cargo de técnico em muitos clubes, a exemplo do Luverdense.

Bira Veiga faleceu nesta terça-feira
Bira Veiga faleceu nesta terça-feira

MAIS SOBRE ELE
Além do futebol japonês, Ubirajara Veiga também teve destaque na Bolívia e ainda passou por Uzbequistão e Trinidad & Tobago.

No Brasil, o treinador trabalhou em muitos clubes do interior de São Paulo, como Oeste, Mirassol, Votuporanguense, Mogi Mirim, Portuguesa Santista e Matonense.

Além dos clubes paulistas, Ubirajara Veiga passou por Corinthians-AL, CSA-AL, CRB-AL, ASA-AL, Coruripe-AL, Sergipe-SE, Itabaiana-SE, Operário-PR, Vitória da Conquista-BA e Hercílio Luz-SC, entre outros.

VOTUPORANGUENSE
Bira Veiga também foi jogador, antes de virar treinador. Começou a carreira na Votuporanguense, que emitiu uma nota oficial prestando solidariedade e lembrando do início da trajetória do comandante na função d técnico.

“Um dos grandes nomes da velha Associação Atlética Votuporanguense deixa saudades. Faleceu hoje em Maceió, Ubirajara Veiga, o Bira, aos 66 anos, ex-jogador e treinador da Votuporanguense nos anos 80. Estava internado por causa da Covid-19.

Foi jogador do clube no início dos anos 80, e começou como treinador em 89, também na AAV, após começar o ano como supervisor. Com a demissão do treinador Bolão, o então presidente do time, Dorival Veronesi, o convidou para treinador a equipe ao lado do preparador físico Stelio Matos. Inúmeras mensagens de apoio são enviadas aos familiares pelo vasto círculo de amizade em Votuporanga e pelo Brasil.”