Lusa deve quebrar escrita da Série B, que dura desde 2003
Campinas, SP, 13 (AFI) – A um empate do acesso, a Portuguesa pode quebrar uma escrita, esta noite, que já dura quatro anos no Campeonato Brasileiro da Série B. Desde 2003 quando o Palmeiras foi campeão da Segundona e retornou a elite do Nacional, a Série B não via um time paulista conseguir tal façanha.
De lá para cá muitos regulamentos, oito times e nenhum paulista de volta a elite. Em 2004 apenas os dois melhores podiam voltar à elite. Assim Brasiliense e Fortaleza conquistaram o acesso. O melhor paulista classificado foi o Ituano, que ficou na sexta colocação.
No ano seguinte, em 2005, Grêmio, no emocionante duelo dos Aflitos, e Santa Cruz garantiram o direito de disputar a Série A. A Portuguesa, na quarta colocação, foi a melhor equipe paulista classificada.
No ano passado, o regulamento mudou e dava chance a quatro equipes. Mesmo assim nenhum paulista foi competente para conquistar o acesso. Atlético-MG, Sport, Náutico e América subiram para a elite. O Paulista, quinta colocado, foi o melhor time do Estado de São Paulo classificado.
Esta noite quando enfrenta o líder Coritiba, a Lusa pode quebrar esse tabu. O time paulista tem 99% de chances de acesso, segundo o matemático Tristão Garcia, e depende apenas de um ponto para conquistar o acesso acesso.





































































































































