Luciano do Valle, de Campinas para o mundo

Luciano do Valle, de Campinas para o mundo

Luciano do Valle, de Campinas para o mundo

0002050475030 img
0002050475030 img

A TV Bandeirantes

anuncia para as 16h do próximo domingo um programa em homenagem ao saudoso locutor Luciano do Valle, morto há seis anos, aos 66 anos de idade.

Justa lembrança àquele que foi um dos maiores nomes de todos os tempos da narração esportiva do país.

Versátil, transmitia qualquer modalidade esportiva. Mais que transmitir era incentivador, ressuscitando o boxe brasileiro ao criar o pugilista Adílson ‘Maguila’ Rodrigues.

Nascido e enterrado em Campinas, Luciano ingressou na mídia esportiva da cidade em 1963, na antiga Rádio Eduadora – a PRC9, hoje Rádio Band-Campinas .

Eis a questão: como prosperar se o chefe da equipe à época, o saudoso Lombardi Neto, optava por rodízio entre narradores, num timaço que, além dele e Luciano, contava com os saudosos Pereira Neto e José Sidney Bragantim?

RÁDIO BRASIL CAMPINAS

Assim, Luciano aceitou convite do também falecido radialista Sérgio Salvucci para trocar de prefixo, transferindo-se à Rádio Brasil Campinas.

O apoio de Salvucci foi preponderante para visibilidade de seu potencial, pois além de narrar jogos dividia com o chefe a apresentação do programa Radar dos Esportes, cujo rótulo era ‘a palavra oficial do esporte campineiro’.

Por sinal, um programa que até a década de 70 parava literalmente a cidade, das 11h30 às 12h.

O destino reservou que ambos morressem num 19 de abril, porém em anos diferentes: Salvucci em 1997 e Luciano em 2014.

À época Luciano era um dos ‘urubatões’ apelidados por Salvucci, que assim se dirigia a todos integrantes de sua equipe, e exatamente por isso também era chamado de Urubatão.

TV EXCELSIOR

Até 1966 as Copas do Mundo eram transmitidas apenas através do rádio, mas a geradora de imagem da TV Excelsior-Campinas, canal 9, introduziu estilo diferente de transmissão.

Sem imagens dos jogadores, telespectadores da emissora visualizavam apenas a localização da bola em jogos da Seleção Brasileira.

Havia simulação de um campo de futebol no televisor, e o trabalho de mover a bolinha para indicar o local em que a jogada se transcorria era de Luciano do Valle.

RÁDIO GAZETA

E ao se destacar no rádio campineiro, Luciano foi contratado para integrar a equipe de esportes da Rádio Gazeta de São Paulo, comandada pelo narrador Pedro Luiz Paoliello.

Apesar da talentosa equipe composta ainda pelos narradores Darcy Reis e Marco Antonio Mattos, Luciano foi ganhando espaço na emissora, com a apresentação de cinco minutos do informativo diário ‘Rum Barcardi, aquele que mistura melhor’, sempre às 11h55, precedendo o comentário também de cinco minutos de Pedro Luiz.

Sequência da trajetória dele no rádio e televisão de São Paulo é sobejamente conhecida, e agora acrescida com informações da passagem por Campinas, e a forma declarada de se dizer pontepretano.