Lucca estreia com gol em noite marcada por incidente no Morumbis

Atacante de 17 anos brilha em sua primeira partida como profissional; torcedores ficam feridos após queda de placa metálica durante comemoração.

IMG 9520
Nascido em 2007, Lucca Marques iniciou sua trajetória no São Paulo ainda no sub-11. (Foto: Reprodução/SPFC)

São Paulo, SP, 15, (AFI) – O São Paulo empatou com o Libertad por 1 a 1, na noite desta quarta-feira (14), no Morumbis, e garantiu com uma rodada de antecedência a classificação às oitavas de final da Conmebol Libertadores. O grande protagonista da noite foi o atacante Lucca Marques, de apenas 17 anos, que marcou o gol do empate em sua estreia pelos profissionais e viveu uma noite mágica com a camisa do clube do coração.

Aos 39 minutos do segundo tempo, com o Tricolor perdendo por 1 a 0, o técnico Luis Zubeldía lançou Lucca a campo no lugar de Lucas Ferreira. Cinco minutos depois, o jovem mostrou faro de artilheiro e completou para as redes, decretando o empate e garantindo o time no mata-mata continental.

– Eu queria dizer que foi uma noite mágica. É o sonho de criança de todo mundo. Nem estou entendendo o que aconteceu, na emoção ali. Deus preparou tudo para mim, porque cheguei a quase entrar duas vezes, me perguntei “por quê?”, “por quê?”. Só não foi uma noite perfeita porque não saímos com a vitória. Mas estou muito feliz por estrear no meu clube do coração – declarou o jogador após a partida.

TRAJETÓRIA NA BASE

Nascido em 2007, Lucca Marques iniciou sua trajetória no São Paulo ainda no sub-11, e desde então sempre se destacou nas categorias de base, especialmente no sub-17, onde marcou 12 gols em 34 jogos aos 15 anos. Em 2024, disputou a Copinha e foi campeão, jogando oito partidas, sendo seis como titular.

Com 1,72m, Lucca se destaca pela velocidade, inteligência tática e finalização precisa. A estreia nos profissionais já era esperada, mas sofreu adiamentos: em duas oportunidades anteriores, chegou a ser chamado por Zubeldía, mas não foi acionado. Contra o Libertad, finalmente teve sua chance – e correspondeu com um gol que entrou para a história recente do clube.

– O importante é estar aqui para ajudar. Cotia é isso. Estamos aqui para isso, para ajudar. Que seja um jogo, 15 minutos, 10, 90. O importante é, quando precisar, fazer o que eu tive a sorte de fazer hoje – afirmou Lucca.

INCIDENTE NA ARQUIBANCADA

A emoção pela classificação e pelo gol do garoto, no entanto, foi ofuscada por um incidente grave nas arquibancadas. Após o gol de empate, torcedores que estavam na Cadeira Térrea Oeste comemoraram batendo em uma placa metálica, que acabou cedendo e caiu no anel inferior do estádio.

Dois torcedores ficaram feridos: um homem de 49 anos sofreu um corte na cabeça e seu filho, de 17, teve escoriações leves. Ambos receberam os primeiros socorros ainda no estádio e foram encaminhados, conscientes e estáveis, ao Hospital do Campo Limpo. O São Paulo informou que monitora a situação e presta assistência aos feridos, além de estudar a possibilidade de transferência para outro hospital, se necessário.

NOTA OFICIAL

“O São Paulo Futebol Clube informa que está monitorando e prestando assistência aos torcedores que sofreram ferimentos causados por um incidente na Cadeira Térrea Oeste no MorumBIS, nesta quarta-feira (14), durante a partida contra o Libertad.”

Com a classificação garantida, o São Paulo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No sábado (17), o Tricolor recebe o Grêmio, às 21h (de Brasília), novamente no Morumbis.