Londrina x Portuguesa - Caras novas para salvar a Lusa... Será?

A Lusa acumula quatro rebaixamentos em quatro anos e está afundada em crise financeira

Portuguesa estreia na Série C do Brasileiro contra o bom time do Londrina, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Cafe, no interior paranaense.

0002050079632 img

Londrina, PR, 16 (AFI) – Quatro rebaixamentos nos últimos quatro anos. Afundada em crise financeira, a Portuguesa chegou ao fundo do poço, após a queda no último Paulistão. Fato que obrigou o clube a adotar medidas drásticas, inclusive, com profundas mudanças na diretoria, comissão técnica e elenco. E para provar que vive uma nova fase, a Lusa tenta começar com o “pé-direito” o Campeonato Brasileiro da Série C. A estreia será contra o bom time do Londrina, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Cafe, no interior paranaense.

A partida será realizada com portões fechados por conta dos incidentes ocorridos na semifinal da Série D, em 2014. Na oportunidade, jogadores e comissões técnicas do Tubarão e Brasil de Pelotas entraram em conflito, além de torcedores terem arremessado objetos em campo. Com isso, o time paranaense perdeu o mando de quatro jogos, sendo dois com portões fechados e dois com público, mas a 100km de Londrina.

Apesar da punição pesada, o LEC chega à Série C como um dos favoritos ao acesso. Campeão paranaense em 2014, o time aposta no trabalho de Cláudio Tencati há quatro anos. Com um base que vem jogando junto há um tempo, o clube fez novamente um bom paranaense, em 2015, sendo eliminado nas semifinais pelo Coritiba.

LUSA EM CACOS

Chegada de Rosenberg, ex-Corinthians, faz parte do processo de renovação da Lusa

Chegada de Rosenberg, ex-Corinthians, faz parte do processo de renovação da Lusa

Do outro lado, está uma Portuguesa em cacos. Nos últimos quatro anos, acumulou rebaixamentos no Paulistão (2012), Brasileirão (2013), Série B (2014) e Paulistão (2015). Além da crise técnica, o clube vive um caos financeiro e já vê sua dívida beirar a casa dos R$ 200 milhões. Situação que culminou na destituição do antigo presidente Ilídio Lico e fez o vice-presidente de finanças, Jorge Manuel Marques Gonçalves, assumir o cargo.

Sob novo comando, o time esboça um cenário de mudanças. A começar pela contratação do ex-vice do Corinthians Luis Paulo Rosenberg como consultor de marketing, que chegou com a meta de levar o clube a Libertadores em 2019. Também chegaram o técnico Júnior Lopes, semifinalista no Mineiro com o Tombense-MG, além do executivo de futebol José Reis e do gerente de futebol Luiz Simplício.

VÁRIAS ESTREIAS

Tencati espera repetir 2014 e levar Londrina à Série B

Tencati espera repetir 2014 e levar Londrina à Série B

O técnico Cláudio Tencati comandou dois coletivos durante a semana antes de confirmar o time titular para encarar a Portuguesa. Com todos os reforços inscritos, o treinador deve promover quatro estreias. Os meias Zé Rafael e Marcos Paulo, ex-Arapongas e Aimoré-RS, respectivamente, serão os responsáveis pela armação de jogadas.

Já Paulinho é velho conhecido pela torcida, foi recontratado depois de rápida passagem pelo Paraná e também entrará no time titular. Gustavo Xuxa, Magno, Vinícius e Patrick, outros reforços, ainda não têm condições de jogo e ficarão no banco de reservas.

Apesar de estar de volta ao treinamentos, o veterano Celsinho será desfalque para a estreia. Ele ainda não se recuperou completamente de um problema muscular na virilha e virou problema. Neílson e Diego estão entregues ao departamento médico e não serão nem relacionados.

LUSA REFORÇADA

Júnior Lopes chega à Lusa após grande trabalho no Tombense

Júnior Lopes chega à Lusa após grande trabalho no Tombense

A expectativa é de que o técnico Júnior Lopes mantenha a mesma formação que foi utilizada nos últimos jogos-treino. Na quinta-feira passada, no último teste par a Série C, o clube do Canindé perdeu para o Bragantino, por 2 a 0.

Do time que começou a partida contra o Braga, cinco são recém-contratados. São os casos do goleiro Felipe (Fluminense), do zagueiro Bolívar (Novo Hamburgo), do lateral-esquerdo Dieyson (Icasa), do volante Renan (São bento) e do meia Francisco Alex (Ferroviária).

“Tivemos este intervalo de quase 20 dias de preparação e precisávamos aproveitá-lo bem para entrarmos com um com ritmo”, destacou Léo Condé. “Felizmente conseguimos regularizar a situação da maior parte de nossos reforços e vamos otimistas para o jogo”, completou.