Londrina x Portuguesa - Caras novas para salvar a Lusa... Será?
A Lusa acumula quatro rebaixamentos em quatro anos e está afundada em crise financeira
Portuguesa estreia na Série C do Brasileiro contra o bom time do Londrina, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Cafe, no interior paranaense.
Londrina, PR, 16 (AFI) – Quatro rebaixamentos nos últimos quatro anos. Afundada em crise financeira, a Portuguesa chegou ao fundo do poço, após a queda no último Paulistão. Fato que obrigou o clube a adotar medidas drásticas, inclusive, com profundas mudanças na diretoria, comissão técnica e elenco. E para provar que vive uma nova fase, a Lusa tenta começar com o “pé-direito” o Campeonato Brasileiro da Série C. A estreia será contra o bom time do Londrina, neste domingo, às 16 horas, no Estádio do Cafe, no interior paranaense.
A partida será realizada com portões fechados por conta dos incidentes ocorridos na semifinal da Série D, em 2014. Na oportunidade, jogadores e comissões técnicas do Tubarão e Brasil de Pelotas entraram em conflito, além de torcedores terem arremessado objetos em campo. Com isso, o time paranaense perdeu o mando de quatro jogos, sendo dois com portões fechados e dois com público, mas a 100km de Londrina.
Apesar da punição pesada, o LEC chega à Série C como um dos favoritos ao acesso. Campeão paranaense em 2014, o time aposta no trabalho de Cláudio Tencati há quatro anos. Com um base que vem jogando junto há um tempo, o clube fez novamente um bom paranaense, em 2015, sendo eliminado nas semifinais pelo Coritiba.
LUSA EM CACOS
Do outro lado, está uma Portuguesa em cacos. Nos últimos quatro anos, acumulou rebaixamentos no Paulistão (2012), Brasileirão (2013), Série B (2014) e Paulistão (2015). Além da crise técnica, o clube vive um caos financeiro e já vê sua dívida beirar a casa dos R$ 200 milhões. Situação que culminou na destituição do antigo presidente Ilídio Lico e fez o vice-presidente de finanças, Jorge Manuel Marques Gonçalves, assumir o cargo.
Sob novo comando, o time esboça um cenário de mudanças. A começar pela contratação do ex-vice do Corinthians Luis Paulo Rosenberg como consultor de marketing, que chegou com a meta de levar o clube a Libertadores em 2019. Também chegaram o técnico Júnior Lopes, semifinalista no Mineiro com o Tombense-MG, além do executivo de futebol José Reis e do gerente de futebol Luiz Simplício.
VÁRIAS ESTREIAS
O técnico Cláudio Tencati comandou dois coletivos durante a semana antes de confirmar o time titular para encarar a Portuguesa. Com todos os reforços inscritos, o treinador deve promover quatro estreias. Os meias Zé Rafael e Marcos Paulo, ex-Arapongas e Aimoré-RS, respectivamente, serão os responsáveis pela armação de jogadas.
Já Paulinho é velho conhecido pela torcida, foi recontratado depois de rápida passagem pelo Paraná e também entrará no time titular. Gustavo Xuxa, Magno, Vinícius e Patrick, outros reforços, ainda não têm condições de jogo e ficarão no banco de reservas.
Apesar de estar de volta ao treinamentos, o veterano Celsinho será desfalque para a estreia. Ele ainda não se recuperou completamente de um problema muscular na virilha e virou problema. Neílson e Diego estão entregues ao departamento médico e não serão nem relacionados.
LUSA REFORÇADA
A expectativa é de que o técnico Júnior Lopes mantenha a mesma formação que foi utilizada nos últimos jogos-treino. Na quinta-feira passada, no último teste par a Série C, o clube do Canindé perdeu para o Bragantino, por 2 a 0.
Do time que começou a partida contra o Braga, cinco são recém-contratados. São os casos do goleiro Felipe (Fluminense), do zagueiro Bolívar (Novo Hamburgo), do lateral-esquerdo Dieyson (Icasa), do volante Renan (São bento) e do meia Francisco Alex (Ferroviária).
“Tivemos este intervalo de quase 20 dias de preparação e precisávamos aproveitá-lo bem para entrarmos com um com ritmo”, destacou Léo Condé. “Felizmente conseguimos regularizar a situação da maior parte de nossos reforços e vamos otimistas para o jogo”, completou.





































































































































