Londrina x Confiança - Tubarão e Dragão em busca do segundo acesso em dois anos

Os dois time subiram juntos da Série D em 2014 e agora apenas um deles poderá voltar à segunda divisão nacional

Os dois time subiram juntos da Série D em 2014 e agora apenas um deles poderá voltar à segunda divisão nacional.

0002050121600 img

Londrina, PR, 17 (AFI) – Londrina e Confiança subiram juntos da Série D no ano passado. Agora, um está no caminho do outro na briga pelo acesso à Série B. Às 19 horas deste domingo, os dois times se encontram no Estádio do Café, em jogo válido pela rodada de volta das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, para resolver quem vai se consagrar com o segundo acesso em dois anos. A saudade do Dragão de Aracaju é um pouco maior que a do Tubarão. A última vez em que o time sergipano disputou a segunda divisão foi em 1992, há 23 anos. Já os londrinenses estão há 11 anos na luta para voltar.

No final de semana, nenhum time vai ter uma vantagem muito grande. Como o jogo de ida, em Aracaju, terminou no 0 a 0, o Confiança pode se classificar com um empate com gols, já que tentos marcados fora de casa tem peso dois. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis Qualquer vitória para qualquer lado premia o vencedor, que se classifica para as semifinais e garante a vaga na Série B.

Confiança e Londrina vão decidir acesso neste domingo - Divulgação/Confiança

Confiança e Londrina vão decidir acesso neste domingo

SEM OBA OBA

O clima no Londrina é de total seriedade. Desde o meio da semana, o time entrou em regime de concentração total. Os jogadores solteiros que moram no centro de treinamento do time foram proibidos de sair à noite desde a quarta-feira e a orientação para os casados é de que ficassem em casa. Na última quinta-feira, todos os 31 jogadores e comissão técnica se reuniram no CT e somente saem para a partida, neste domingo, no estádio do Café. Para o técnico Cláudio Tencati, esse tipo de rito é essencial e coloca o jogo como a prioridade da vida de cada jogador.

“É para justamente criar o ambiente de chegada, de decisão. Até brinquei com alguns, como Marcelo que está para casar, e ouvi dele que já avisou a noiva para esquecer os preparativos nessa semana. Estão todos muito concentrados. Num momento como esse, a cabeça dos jogadores tem que estar totalmente voltadas para o jogo e somente o jogo. Essa é tem que ser e vai ser a prioridade”, afirmou o treinador.

O Londrina completou os treinamentos táticos nesta sexta-feira e a equipe não deve ter muitas mudanças. Sem nenhum jogador suspenso e machucado, o treinador deve repetir a mesma escalação que utilizou no jogo de ida, quando empatou em Aracaju.

0002050121601 img

MISTÉRIO E SURPRESA

Nesta sexta-feira, o Confiança fez seu último treino depois da viagem rumo ao Paraná. Assim como nos dias anteriores, o treinamento foi realizado com os portões fechados. O técnico Betinho entende que apesar de não parecer, as atividades misteriosas ajudam muito em jogos decisivos, como é o caso da partida deste domingo, que vale o acesso à Série B.

“Foi uma semana atípica, realmente. Mas creio que a ocasião justifique o sigilo, pois o que não podemos fazer é facilitar para que o adversário consiga informações sobre nosso time. Pode parecer besteira para alguns, mas nesses jogos decisivos, um pouco de dúvida na cabeça do adversário não nos prejudicará. Muito pelo contrário”, ressalta o técnico azulino.

A grande surpresa da semana foi o corte do meia Almir Dias, artilheiro do Dragão na competição, com cinco gols Uma das principais referências técnicas do time na competição, líder de gols, assistências e bastante acionado nas bolas paradas, o experiente jogador vai ter que acompanhar de longe os companheiros de grupo na luta pelo acesso à segunda divisão do ano que vem.

No último treino do clube em Aracaju, na quinta-feira, no Estádio Sabino Ribeiro, Almir Dias e Betinho tiveram uma longa conversa no centro do gramado. Logo depois da atividade, houve a informação, até então não oficial, de que o meia não viajaria para Londrina. No embarque da delegação azulina na manhã desta sexta-feira, ele estava ausente. O treinador proletário explicou o porquê. “Foi uma opção tática, né. Eu posso relacionar apenas vinte jogadores. E dentro desses vinte a característica do Almir Dias para este jogo não encaixa”, afirmou