Liverpool-URU x Bahia - Tricolor tenta evitar classificação inédita dos urugauios

No primeiro jogo, realizado na Fonte Nova, o time baiano foi surpreendido e perdeu por 1 a 0

No primeiro jogo, realizado na Fonte Nova, o time baiano foi surpreendido e perdeu por 1 a 0

0002050370695 img

Salvador, BA, 20 (AFI) – O Bahia pode participar de um feito histórico na Copa Sul-Americana, mas não como protagonista. Com a necessidade de reverter o placar após derrota em casa, o time baiano corre o risco de ser personagem de uma classificação inédita do Liverpool-URU, em jogo marcado para as 19h15 desta quinta-feira, no Luis Franzini, em Montevidéu, pela rodada de volta da primeira fase do torneio continental.

No primeiro jogo, realizado na Fonte Nova, o Bahia foi surpreendido e perdeu por 1 a 0. Como os gols marcados fora de casa contam como critério de desempate, um triunfo com dois gols de vantagem é uma das alternativas para garantir a vaga. Além disso, também pode avançar vencendo por um gol de diferença, desde que marque duas ou mais vez.

Uma vitória por 1 a 0 é o único resultado que leva a decisão aos pênaltis, enquanto qualquer empate classifica o time uruguaio, que nunca passou da primeira fase. Em duas participações, foi eliminado pelo Cienciano do Peru, em 2009, e pelo Independiente, da Argentina, em 2012. Ainda que não tenha tanto prestígio em competições internacionais, o Bahia é apontado como favorito pela própria imprensa uruguaia, muito pelo fato de ter avançado às quartas de final na temporada passada.

Foto: Divulgação / Bahia

Foto: Divulgação / Bahia

CENÁRIO
Apesar da derrota em casa, o pensamento é positivo em Salvador. Diferente dos dias que antecederam a primeira partida, quando não vencia há três jogos, a equipe baiana melhorou o desempenho e agora está invicta há três partidas, com duas vitórias no estadual e um empate na Copa do Brasil.

Além disso, o técnico Enderson Moreira ganhou um reforço importante, com o retorno do meia Ramires, que estava disputando o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira. Ele deve entrar no lugar de Guilherme e fazer o primeiro jogo do ano com a camisa do Bahia. Outra possível mudança, também no meio de campo, é a entrada de Shaylon no lugar de Élber.

O Liverpool também tem atletas voltando do Sul-American Sub-20. São eles os zagueiro Sevastián Cáceres e o volante Nicolás Acevedo, mas nenhum dos dois será titular. A novidade deve ser o meia Gustavino, que não esteve em campo em Salvador porque cumpria suspensão.