LIGA EUROPA: Benfica busca feito inédito contra rival invicto em finais

Sevilla nunca perdeu quando chegou em decisão do torneio e agora tenta o tri

0002048187990 img

Campinas, SP, 13 (AFI) – Turin será o palco de espanhóis e portugueses nesta quarta-feira. É no Estádio da Juventus que acontece a decisão da temporada 2013/2014 da Liga Europa, que será decidida entre Sevilla e Benfica, este que busca uma conquista inédita diante de um adversário que ainda não sabe o que é perder quando o assunto é decisão. O duelo acontecerá às 15h45.

0002048187990 img

Tríplice Coroa? O Benfica quer muito mais. O clube português tem a chance de levantar quatro taças este ano. Duas já foram erguidas, a Taça da Liga e o Campeonato Português. E a próxima pode ser nesta quarta-feira contra o Sevilla, pela Liga Europa. A última e não a menos importante poderá ser conquistada neste domingo, na final da Taça de Portugal, contra o Rio Ave.

O foco, porém, é na Liga Europa, competição européia que só perde em importância para a Liga dos Campeões, e a que o Benfica nunca chegou a conquistar. Ficou muito perto disso em duas oportunidades. A primeira foi na temporada 1982/1983, quando perdeu o título para o Anderlecht, da Bélgica, após derrota por 1 a 0 e empate em 1 a 1, época que a final era disputada em duas partidas, sistema idêntico a da Libertadores.

A segunda oportunidade veio na temporada passada. O Benfica encontrou na decisão um Chelsea, que caira na primeira fase na Liga dos Campeões e que não queria vê sua temporada ir por água abaixo. Em jogo único, em Amsterdam, a equipe inglesa foi melhor, venceu por 2 a 1, e deixou o adversário novamente com o vice-campeonato.

Por outro lado…

0002048187994 img

A história do Sevilla na competição é totalmente diferente. Considerado um nível inferior a Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid, atualmente, o ex-clube do atacante Luis Fabiano tem que se contentar, geralmente, com a quarta colocação no Campeonato Espanhol ou com uma vaga na Liga Europa, torneio que é um trunfo para a equipe.

O Sevilla teve seus anos de glória na Liga Europa, onde conquistou o título por duas vezes. A primeira veio na temporada 2005/2006, ao vencer o Middlesbrought por 4 a 0. O bi já veio no ano seguinte, em um duelo caseiro contra o Espanyol. Após empate em 2 a 2, em tempo normal, a decisão aconteceu nos pênaltis, por 3 a 1, o que deixa a equipe com o histórico de nunca ter perdido em uma decisão, em ambas Luis Fabiano era o principal jogador e foi muito lembrado pelos atletas, entre eles, o argentino Frederico Fazio, que queria seu ex-companheiro de volta.

A trajetória do Sevilla para chegar à decisão não foi fácil. O clube espanhol classificou na Fase de Grupos, após confirmar a primeira colocação do Grupo H, sem nenhuma derrota. Em seguida, bateu o Maribor, Bétis, Porto, um dos favoritos ao título, e Valencia.

O Benfica, por sua vez, está sendo considerado a maior supresa da Liga Europa. Apesar das conquistas em cenário nacional, ninguém esperava que a equipe portuguesa chegasse na decisão, ainda mais pelos adversários que teve em sua frente. Como veio da Liga dos Campeões, as Águias estrearam já na segunda fase, com vitória diante PAOK. Nos demais, só pedreira. Teve que passar por Tottenham, AZ Aljmaar e Juventus.

Próximos Jogos
Sevilla x Benfica
14/05/2014 15:45