Carlo Ancelotti Liderança Tranquila: os segredos do treinador da Seleção Brasileira

O livro de Carlo Ancelotti Liderança Tranquila serviu de inspiração para esse texto. Confira!

Veja detalhes impressionantes da vida e do livro de Carlo Ancelotti, chamado Liderança Tranquila. De onde vem o sucesso de um dos maiores técnicos do mundo?

Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira
Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira

Campinas, SP, 04 (AFI) – O livro de Carlo Ancelotti Liderança Tranquila serviu de inspiração para esse texto que conta um pouco da personalidade, história e estilo de trabalho do treinador da seleção brasileira. Como era sua família, quais são seus principais traços e por que ele pode levar o Brasil novamente ao alto nível?

Quem é Don Carlo Ancelotti?

Nascido em 1959 e criado no interior da Itália, na pacata cidade de Reggiolo, Ancelotti foi um garoto simples que sempre demonstrou ter talento para o esporte. Rapidamente, seu desejo pelo futebol cresceu e ele atingiu o mais alto nível na modalidade, jogando pelo Milan, Roma e a própria Seleção Italiana.

Seu nome “oficial” é Carlo Michelangelo Ancelotti Cavaliere OMRI, mas seus apelidos marcantes são “Carleto” e “Don Carlo Ancelotti”, que resumem tão bem sua personalidade quanto o título de um dos seus livros: “Liderança Tranquila”. 

Em outras palavras, o novo treinador da seleção brasileira, um dos maiores técnicos da história, é um líder nato, mas que transmite uma forte autoridade combinada com um lado humano extraordinário.

O repertório impressionante do treinador e ex-jogador

Se antes a seleção brasileira estava desacreditada e vinha perdendo o respeito por conta das péssimas atuações e resultados, a chegada de Carleto marca pelo menos um respiro para a pior fase da história da Amarelinha. 

Assim, quando você está em busca de um palpite esportivo de pequeno valor, como numa casa de aposta com 1 real, as odds já não são tão ruins como antes. Mas, não há garantias de que ele terá uma passagem de sucesso, é claro. Entretanto, as estatísticas de Carlo Ancelotti falam por si só:

Estatísticas, salário, histórico de títulos e Champions

Veja os números de Carleto:

Clubes como jogadorReggiolo, Parma, Roma e Milan.
Títulos como jogador2 Champions League, 3 Séries A da Itália, 4 Copas da Itália, 1 Supercopa da UEFA, etc.
Clubes como treinadorReggiana, Parma, Juventus, Milan, Chelsea, PSG, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli, Everton, Real Madrid (2013 a 2025 + 2021 a 2025) 
Títulos como treinador5 Ligas do Campeões, 4 Mundiais de Clubes, 5 Supercopas da Europa, 1 Premier League, 2 La Ligas, 1 Campeonato Italiano, 1 Campeonato Francês, 1 Copa da Inglaterra, e muito mais
Aproveitamento na carreira61% com 828 vitórias em cerca de 1370 partidas

Um dos treinadores mais vitoriosos da história, é o que dizem todos os jornalistas ao redor do mundo. Como jogador, foi um exímio meio-campista com seus 1,79 de altura, finalizando a carreira em 1992 e emendando desde já sua jornada como técnico.

O que está por trás dos seus números e conquistas? Livro e relevações

O livro de Carlo Ancelotti “Liderança Tranquila”, somado a outras falas e passagens do treinador, é um bálsamo para quem quer entender por que ele teve tanto sucesso. E, ao contrário de ser um treinador de genialidade tática, como seria Guardiola, por exemplo, sua genialidade é humana. 

Assim, no aspecto tático, ele tende a ser mais um camaleão, prezando pela versatilidade em busca de evitar que o adversário descubra seu segredo. Veja algumas curiosidades sobre o italiano:

  • Don Carlo Ancelotti é fruto de uma família e convivência tranquila, que influenciou diretamente na sua personalidade e no seu modo de lidar com o trabalho. Em analogia com Felipão, ele tende a construir ambientes familiares dentro dos clubes que passa, e espera-se que o mesmo ocorra na Seleção Brasileira.
  • A grande mensagem do livro “Liderança Tranquila” está justamente no nome da obra: o treinador acredita fielmente que não é necessário gritar ou ser desrespeitoso para liderar: a autoridade vem com respeito, boa comunicação e diálogo proativo.
  • Em seus trabalhos, ele tende a valorizar bastante a construção da harmonia no elenco, privilegiando jantares em conjunto e resolvendo rixas o mais rápido possível.

Giuseppe Ancelotti: a primeira de suas grandes referências

Outra curiosidade que o técnico traz em suas falas é que ele tem várias referências de liderança, mas uma delas prevalece. Seu nome é Giuseppe Ancelotti, seu pai, que faleceu em 2010 e trouxe alguns ensinamentos para o italiano:

No livro Liderança Tranquila, Carleto começa dedicando a obra ao seu pai, e ainda fala de lembranças da infância, ressaltando os valores de simplicidade, calma e respeito que o patriarca soube transmitir. Seu pai, quase como um espelho para o que o filho viria a se tornar, tinha uma atitude positiva, era um conselheiro de primeira qualidade, mas um trabalhador árduo. Carlo Ancelotti ainda ressalta que, o equilíbrio emocional do pai também foi fundamental para sua formação. Fascinante, não? 

Falando de futebol: Ancelotti é uma figura completa

Ancelotti é uma personalidade cativante, um líder nato, mas apesar de ser muito calmo e pecar pelo “excesso de bondade”, o técnico também tem bastante disciplina. 

Não por acaso, pode apostar que em pouco tempo ele, já passando dos 65 anos de idade, aprenderá o português, assim como fez com outros idiomas nas passagens por vários outros países

Na Seleção Brasileira, espera-se que ele tenha um tempo maior de trabalho, e que a Copa de 2026 seja apenas um primeiro passo da sua trajetória. Sem um esquema tático muito rígido, mas um estilo de liderança que pode ser fundamental para liderar com estrelas como Neymar, caso a CBF e suas polêmicas não interfiram no trabalho, as chances de sucesso e de uma nova conquista de Copa do Mundo são, agora, mais que realistas.

Mas, como o próprio treinador deve pensar e dizer, não há por que cair em empolgações. Não falta experiência e inteligência do técnico para lidar com toda a pressão e expectativas, mesmo que ele ainda não tenha tido sequer uma passagem com seleções nacionais. 

Confira também: