Libertadores registra oito títulos de clubes brasileiros no século XXI

São Paulo abriu a porteira, mas Internacional é o único com duas voltas olímpicas

São Paulo abriu a porteira, mas Internacional é o único com duas voltas olímpicas

0002050462522 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – Os clubes brasileiros marcaram presença na Libertadores durante o século XXI. Se três deles debutaram no quesito títulos, quatro encerraram longos tabus sem dar a volta olímpica. Ao todo foram oito títulos de 2001 para cá. O Internacional não só debutou, como faturou dois troféus.

O Colorado foi campeão da Libertadores em 2006 e 2010. O Corinthians, em 2012, também festejou pela primeira vez. No ano seguinte, foi a vez do Atlético-MG faturar o título mais importante da América do Sul. Já o Flamengo encerrou seca de quase 40 anos.

O atual campeão da Libertadores não vencia o torneio desde 1981. A primeira conquista brasileira no século, no entanto, foi do São Paulo. O Tricolor paulista chegou a sua terceira volta olímpica ao comemorar em 2005, após 12 anos.

Flamengo é o atual campeão. (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Flamengo é o atual campeão. (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

LONGO TABU!
O Grêmio, por sua vez, esperou nada menos do que 22 anos para voltar a gritar “é campeão”. O Imortal encerrou jejum em 2017. Antes, o Santos também comemorou. A seca do Peixe, encerrada em 2011, foi bem maior. O time da Vila Belmiro precisou esperar 48 anos.

A atual temporada da Libertadores já iniciou a fase de grupos, mas foi paralisada – por tempo indeterminado – devido à pandemia do novo coronavírus.

player