Libertadores: Campeão em 2016, Copete confia que o Santos vai longe no torneio

Atacante é o atleta do atual elenco que mais vezes disputou a competição: irá jogar o torneio pela sexta vez na carreira

Atacante é o atleta do atual elenco que mais vezes disputou a competição: irá jogar o torneio pela sexta vez na carreira

0002050298150 img

Santos, SP, 01 (AFI) – Com uma mescla de jogadores jovens e mais experientes, o técnico Jair Ventura divulgou no início da semana a lista dos 30 atletas que tentarão levar o Santos ao tetracampeonato da Copa Libertadores da América. O fato mais curioso é que, dos 27 jogadores de linha, apenas um já conseguiu conquistar o torneio mais importante do continente: o atacante colombiano Jonathan Copete.

Ele venceu o torneio continental pelo Atlético Nacional, em 2016. Entre os goleiros, Vladimir não entrou em campo, mas fez parte do elenco que ergueu a taça pelo Alvinegro praiano em 2011.
Em 2018, aliás, será a sexta vez que Copete disputará a Libertadores na carreira, a segunda pelo Santos, o que lhe transforma no jogador mais experiente do clube neste quesito, à frente dos companheiros Renato e Vecchio (4), Vladimir e David Braz (3).

No ano passado, o camisa 36 atuou em nove jogos do Peixe na competição sul-americana, sendo seis como titular, e acabou ficando de fora do duelo que eliminou a equipe contra o Barcelona de Guayaquil, nas quartas de final, por estar lesionado. Em 2018, o colombiano acredita que o clube da baixada possa chegar ainda mais longe e brigar por mais uma conquista do torneio.

Campeão em 2016 pelo Atlético Nacional, o atacante do Santos, Copete, também é o atleta do atual elenco que mais vezes disputou a competição. Ele irá participar do torneio pela sexta vez na carreira  (Foto:  Ivan Storti / Santos FC)

Campeão em 2016 pelo Atlético Nacional, o atacante do Santos, Copete, também é o atleta do atual elenco que mais vezes disputou a competição. Ele irá participar do torneio pela sexta vez na carreira (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

“Sabemos que a Libertadores é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Temos muitos clubes com condições de brigar pelo título e acredito que o Santos é um deles. Nosso grupo conta com uma boa mescla de jogadores experientes e jovens com potencial. Estamos preparados para fazer uma boa campanha”, afirmou.

Pelo Atlético Nacional, Copete disputou duas edições do torneio. Depois da eliminação para o Emelec, nas oitavas de final de 2015, o atacante colombiano fez parte do elenco campeão do torneio em 2016. Titular, o jogador marcou três gols e participou de oito jogos até se transferir para o Santos, após eliminarem o Rosário Central, da Argentina, nas quartas de final.

Copete ainda disputou a competição sul-americana outras duas vezes. Em 2013, pelo Vélez Sarsfield, da Argentina, marcou dois gols em oito partidas. O time acabou caindo nas oitavas de final para o Newell´s Old Boys. Na temporada seguinte, já pelo Santa Fe, deixou a sua marca mais duas vezes, mas não conseguiu evitar a eliminação da equipe colombiana na fase de grupos. O Santos estreia na Libertadores nesta quinta-feira, às 19h15, contra o Real Garcilaso, no Peru.

“Todo jogo na Libertadores é difícil, ainda mais sendo uma estreia. É muito importante começar a competição vencendo e trabalhamos muito bem nos últimos dias. Nosso objetivo é voltar com a vitória para o Brasil e iremos em busca disso”, concluiu Copete.

Maior artilheiro estrangeiro da história do Santos, com 24 bolas na rede, Copete já disputou 92 partidas pelo Peixe e deu 12 assistências. Neste ano, o camisa 36 realizou sete jogos e deu três passes para tentos.