Libertadores 2011: Apenas dois clubes brasileiros serão cabeças de chave
Apesar disso, já está descartada a possibilidade de dois brasileiros caírem no mesmo grupo da primeira fase
Campinas, SP, 25 (AFI) – Antes mesmo de começar o sorteio, que acontece no Paraguai, a Conmebol já criou a primeira da Taça Libertadores de 2011, que será disputada entre 26 de janeiro e 22 de junho. A grande surpresa é que brasileiros e argentinos não terão mais exclusividade entre os cabeça-de-chave. Diferente das últimas edições, em que apenas clubes dos dois países lideravam os grupos, para o próximo ano a divisão será maior.
Apenas dois times brasileiros vão ocupar as cabeças-de-chave, sendo eles o Internacional, atual campeão da Libertadores, e Santos, que venceu a Copa do Brasil. Completam esta relação dois argentinos, um colombiano, um venezuelano, um equatoriano e um peruano.
A mudança veio depois de uma movimentação dos outros países do futebol sul-americano, que se voltou contra o fato de Brasil e Argentina terem quatro cabeças de chave cada. Assim, clubes como Corinthians, Cruzeiro e Fluminense acabaram “rebaixados” e ficaram em uma espécie de segundo escalação no sorteio.
Sem chances
Apesar de só Santos e Internacional serem cabeças de chave, já está descartada a possibilidade de dois brasileiros caírem no mesmo grupo da primeira fase, assim como não existe a hipótese de dois argentinos se enfrentarem.
Por outro lado, um confronto entre clubes de Brasil e Argentina já está garantido na primeira fase de grupos, pois, juntos ambos somam 11 vagas na Libertadores, cinco dos argentinos e seis brasileiros, que já tem classificados, Internacional, Santos, Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Falta apenas uma vaga, que pode ficar com o Goiás, caso ele seja campeão da Sul-Americana, ou do Grêmio, Atlético-PR e Botafogo, que brigam pela quarta colocação do Brasileirão, caso o time Esmeraldino não vença o torneio Sul-Americano.





































































































































