Leônidas da Silva fazia seu primeiro gol pelo São Paulo há 78 anos

Histórico atacante foi um dos melhores jogadores brasileiros nas décadas de 30 e 40

Histórico atacante foi um dos melhores jogadores brasileiros nas décadas de 30 e 40

0002050469464 img

São Paulo, SP, 31 (AFI) – Leônidas da Silva foi um dos jogadores que marcaram uma era no futebol nacional. Considerado um dos melhores jogadores brasileiro de todos os tempos, o atleta chamava a atenção por sua superioridade técnica, velocidade e habilidade suficiente para ser considerado o criador do movimento conhecido como ‘bicicleta’.

Exatamente 78 anos atrás, o craque marcava seu nome no clube onde viraria ídolo e faria história: o São Paulo. No dia 31 de maio de 1942, Leônidas fez seus dois primeiros gols pelo Tricolor Paulista diante do Santos, pelo Campeonato Paulista daquela temporada A partida vencida por 4 a 2 dava inicio a uma era glórias do clube e do jogador.

MUITA GRANA!
Contratado junto ao Flamengo-RJ na maior transferência do futebol brasileiro até então (200 mil réis), a sua estreia foi tão aguardada que arrastou multidões. A primeira partida de Leônidas pelo São Paulo ficou marcada por ter se tornado o maior público da história do Pacaembu, que contou com mais de 70 mil torcedores ansiosos por ver o craque pela primeira vez. Apesar do placar de 3 a 3, o jogador não conseguiu marcar.

Diamante Negro. (Foto: Gerência de Memória e Acervo CBF)

Diamante Negro. (Foto: Gerência de Memória e Acervo CBF)

O ‘Diamante Negro’ iniciou a considerada primeira era de ouro do São Paulo, consolidando o clube como um dos grandes times do futebol nacional. Pelo time são-paulino, foi um dos grandes nomes na conquista de cinco campeonatos paulistas em um período de sete anos: 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949. Ao todo, disputou 212 partidas e marcou 144 gols, se tornando o oitavo maior artilheiro do clube tricolor.

FLA-SELEÇÃO!
Além do São Paulo, Leônidas marcou seu nome atuando pelo Flamengo-RJ e com o Brasil. Pela equipe rubro-negra carioca, o ‘Diamante Negro’ mostrou de vez sua habilidade para o mundo, conquistando o Campeonato Carioca de 1938 e marcando mais de 150 gols pela equipe.

Jogando pelo Brasil, ainda mais sucesso. Considerado o maior nome do futebol nacional na época, Leônidas liderou a seleção principalmente na Copa do Mundo de 1938, onde se sagrou artilheiro – com sete gols marcados -, além de ter sido considerado o melhor jogador do torneio.

Na campanha, o Brasil alcançou a 3ª colocação, até então melhor campanhas na competição mais importante do futebol. O ‘Diamante Negro’ detém a excelente marca de 37 gols em 37 jogos.

Leônidas ainda teve passagens por importantes clubes, como os cariocas Vasco da Gama-RJ Botafogo-RJ, onde também se sagrou campeão respectivamente dos campeonatos cariocas de 1934 e 1935. O jogador veio a falecer no dia 24 de janeiro de 2004, aos 90 anos.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 4 x 2 Santos (Campeonato Paulista de 1942)

Data: 31/05/1942
Local: Estádio Pacaembu, em São Paulo.
Público: 34.132
Árbitro: Joreca

São Paulo: Doutor; Fioroti e Piolim; Zachi, Lola e Silva; Luizinho, Teixeirinha, Leônidas, Remo e Pardal. Técnico: Conrado Ross

Santos: Capuano (Guilherme, por contusão do goleiro); Neves e Gradim; Figueira, Elesbão e Ayala; Zoca, Guilherme, Emédio, Antoninho e Ruy. Técnico: Ratto

Gols: Leônidas (2) e Pardal (2) para o São Paulo; Emédio e Zoca para o Santos

player