Ex-seleção brasileira reforça time amador de Jundiaí

Atacante de 35 anos volta à várzea, agora pelo tricampeão amador de Jundiaí

Ex-Internacional, Leandro Damião é anunciado pelo Vila Marlene e retorna às origens no futebol amador.

Leandro Damião. Foto: Divulgação/SC Internacional
Leandro Damião. Foto: Divulgação/SC Internacional

Jundiaí, SP, 13 (AFI) – Leandro Damião está de casa nova! O atacante, que brilhou pelo Internacional e vestiu a camisa da seleção brasileira, foi anunciado como reforço do Vila Marlene, tradicional clube amador de Jundiaí, no interior paulista. Aos 35 anos e recém-aposentado, Damião retorna às origens no futebol de várzea, onde iniciou a carreira nos campos de terra do Jardim Ângela, em São Paulo.

No início de 2025, ele já havia disputado partidas pelo Blumenau Esporte Clube, da várzea de São Bernardo do Campo, e pendurou as chuteiras em abril. Agora, o centroavante chega a um clube tricampeão da primeira divisão do campeonato amador da cidade, que conta com cerca de 460 mil habitantes.

VILA MARLENE RECEBE LEANDRO DAMIÃO NO CAMPEONATO AMADOR

O acerto só foi possível após convite do ex-lateral Pará, companheiro de trajetória no futebol brasileiro e atualmente no Vila Marlene. Pará, com passagens marcantes por Santos, Flamengo e Grêmio, intermediou a chegada do artilheiro. Os detalhes do contrato e valores não foram divulgados.

Segundo a diretoria, a presença de Damião promete fortalecer não só o clube, mas também valorizar o campeonato, reconhecido por sua disputa acirrada e investimentos crescentes. O objetivo do Vila Marlene é claro: montar um elenco competitivo para brigar pelo topo e buscar mais um caneco.

CARREIRA DE LEANDRO DAMIÃO: DO INTERNACIONAL À VÁRZEA DE JUNDIAÍ

Descoberto na várzea de Santa Catarina, Damião despontou no Atlético Ibirama antes de se consagrar no Internacional, onde foi campeão da Libertadores em 2010 com gol na final diante do Chivas. Em 2011, foi chamado para a seleção, fez história com a medalha de prata nas Olimpíadas de 2012 e ficou marcado por aplicar uma lambreta em clássico Brasil x Argentina.

Em 2014, transferiu-se para o Santos e depois rodou por Cruzeiro, Betis, Flamengo e retornou ao Inter. Em 2019, seguiu para o futebol japonês e defendeu o Kawasaki Frontale por cinco temporadas. No ano passado, atuou pelo Coritiba e, no começo de 2025, tentou voltar ao Internacional, mas o retorno não aconteceu.

Ao longo da carreira, Damião balançou as redes 241 vezes em 597 partidas, sendo 106 gols pelo Inter, 71 no Kawasaki Frontale, 18 pelo Cruzeiro, 11 pelo Santos e 10 pelo Flamengo. A estreia pelo Vila Marlene está marcada para 17 de agosto, diante do CAM, no Complexo Esportivo Romão de Souza.