LDU-EQU 3 x 2 Palmeiras - Verdão começa com pé esquerdo
Campinas, SP, 17 (AFI) – O Palmeiras não repetiu as boas atuações da temporada, e no seu teste mais difícil até agora, foi reprovado. O Verdão perdeu para a LDU, do Equador, por 3 a 2, nesta quinta-feira, na estréia da Copa Libertadores. Os gols do alviverde foram marcados por Willians e Edmílson, enquanto Calderón (duas vezes) e Manso, marcaram para o atual campeão sul-americano.
A derrota encerrou uma sequência de nove vitórias do Palmeiras na temporada, impedindo o clube de igualar o feito de 1920, quando venceu os 11 primeiros jogos do ano. A LDU, por sua vez, mantém a fama de carrasco de times brasileiros.
Atraso
O jogo começou com mais de dez minutos de atraso em decorrência de uma grande quanidade de papel picado no gramado, que teve
que ser retirado. Quando a bola rolou, a LDU partiu para cima do Verdão, que tentava valorizar a posse de bola a fim de fazer o tempo passar. A primeira chegada dos equatorianos foi aos 11 minutos, com Willian Araujo, que arriscou de longe e Marcos mandou para escanteio.
A resposta do Verdão veio cinco minutos depois, numa jogada de Diego Souza, que driblou dois marcadores e invadiu a área pela direita, mas chutou para fora. Aos poucos, os jogadores palmeirenses foram deixando a timidez e o nervosismo de lado e equilibraram o jogo.
Pentacampeões batem cabeça
Aos 23 minutos, a LDU inaugurou o marcador. Damián Manso cruzou na área pela direita e Walter Calderón cabeceou para o fundo das redes alviverdes. O Palmeiras não sentiu o golpe e deixou tudo igual cinco minutos depois. Diego Souza chutou forte de fora da área, Cevallos espalmou e Willians aproveitou o rebote para estufar as redes.
Mas o Verdão também teve pouco tempo para comemorar e logo sofreu o segundo. Calderón recebeu passe pela esquerda, Edmilson tentou proteger para a chegada de Marcos, mas o goleiro bateu com o pé e a bola sobrou limpa para Calderón, que só teve o trabalho de chutar para o fundo do gol vazio.
Gol relâmpago
Na volta do intervalo, Luxemburgo trocou o zagueiro Maurício Ramos por Marquinhos. A mudança surtiu efeito e o Verdão igualou o placar logo no primeiro minuto. Cleiton Xavier cobrou falta da direita e Edmílson surgiu no meio da área e testou para marcar. Aos seis o Palmeiras por pouco não virou com Willians, que não alcançou bola cruzada pela esquerda.
No entanto, mais uma vez o clube brasileiro sofreu um gol pouco tempo depois de marcar o seu. Em jogada ensaiada, Manso bateu falta e mandou a bola no ângulo esquerdo de Marcos, sem chance para o pentacampeão. Após o terceiro gol, o Palmeiras voltou a pressionar em busca do empate, deixando espaços atrás.
Aos 29, Bieler recebeu, puxou para a perna esquerda e bateu, para boa defesa de Marcos, que mandou para escanteio. O Verdão não conseguia repetir o desempenho das últimas partidas da temporada, e por mais que tentasse, o gol de empate não veio. E a primeira derrota do ano foi inevitável.
Ficha Técnica
LDU-EQU 3 x 2 Palmeiras
Estádio: Casa Blanca, Quito (EQU)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Cartões amarelos: Pierre, Maurício Ramos, Armero (Palmeiras); Calderón e Larrea (LDU)
Gols: Calderón, aos 23’/1T e 34’/1T e Manso, aos 12’/2T (LDU); Willians, aos 28’/1T e Edmílson, aos 1’/2T (Palmeiras)
LDU-EQU
Cevallos; Jairo Campos, Norberto Araújo e Calle; Reasco, Patrício Urrutia (Larrea), Willian Araujo, Manso e Paul Ambrosi (Diego Calderón); Cláudio Bieler e Walter Calderón (Obregon).
Técnico: Jorge Fossati.
Palmeiras
Marcos, Maurício Ramos (Marquinhos), Edmilson e Danilo; Fabinho Capixaba (Evandro), Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willans (Lenny) e Keirrison.
Técnico Vanderlei Luxemburgo.






































































































































