Kluivert deixa Indonésia após eliminação nas Eliminatórias

Ídolo holandês encerra passagem na seleção após tropeço nas Eliminatórias asiáticas.

Patrick Kluivert não é mais técnico da Indonésia após queda na quarta fase das Eliminatórias para a Copa de 2026.

Indonésia-2025
Patrick deixa o comando da Seleção Indonésia. (Foto: Reprodução/Instagram/@patrickkluivert9)

Campinas, SP, 16 (AFI) – O técnico Patrick Kluivert não comanda mais a seleção da Indonésia. Após nove meses de trabalho, o holandês deixou o cargo depois da eliminação na quarta fase das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O país asiático ficou sem vaga para a repescagem e não atingiu o objetivo de disputar o Mundial pela primeira vez como nação independente.

A equipe encerrou a fase anterior das Eliminatórias em quarto lugar no Grupo C, somando três vitórias, três empates e quatro derrotas.

Entre os tropeços, duas goleadas pesadas: 6 a 0 para o Japão e 5 a 1 para a Austrália. Mesmo assim, avançou para a quarta fase, onde encarou Arábia Saudita e Iraque em busca de uma vaga direta ou na repescagem.

ELIMINATÓRIAS ASIÁTICAS

Na fase decisiva, a Indonésia foi superada nas duas rodadas e deu adeus ao sonho. Com a Arábia Saudita garantindo a classificação direta e o Iraque indo para a repescagem, os indonésios ficaram pelo caminho.

A passagem de Kluivert, que assumiu a seleção em janeiro de 2025, foi a quarta experiência dele como treinador principal de equipe profissional.

O anúncio oficial da saída destacou o respeito mútuo na decisão:

“Depois de trabalhar intensivamente juntos por quase 12 meses, o PSSI expressa o seu maior apreço ao treinador Patrick Kluivert e à sua equipa pela dedicação e contribuição para o futebol indonésio. Após discussões abertas e mútuas respeitosas, ambas as partes concordaram em pôr fim a esta cooperação. Agradecemos ao treinador Patrick Kluivert e à sua equipa pelo empenho e profissionalismo”.

HISTÓRICO DA INDONÉSIA

A seleção da Indonésia só disputou uma edição da Copa do Mundo, em 1938, ainda como Índias Orientais Holandesas, quando o país era colônia. Naquele ano, foi a primeira seleção asiática a carimbar presença no torneio, que foi realizado na França. A independência do país veio sete anos depois.