Kärcher investe R$ 80 milhões em nova fábrica

A planta entra em operação com capacidade produtiva de 600 mil equipamentos por ano

A alemã Kärcher, fabricante de soluções em limpeza doméstica, profissional e industrial, prepara expansão no Brasil e na América Latina com a inauguração hoje (15 de abril) de uma fábrica em Vinhedo (SP).

0002048178001 img

Campinas, SP, 15 (AFI) – A alemã Kärcher, fabricante de soluções em limpeza doméstica, profissional e industrial, prepara expansão no Brasil e na América Latina com a inauguração hoje (15 de abril) de uma fábrica em Vinhedo (SP). A planta entra em operação com capacidade produtiva de 600 mil equipamentos por ano, 30% maior que a da antiga unidade de Paulínia, desativada por não poder abrigar novas ampliações, sendo vizinha a uma área de preservação ambiental.

Segundo o diretor-geral da Kärcher para o Brasil, Abilio Cêpera, a capacidade do novo site pode ser ampliada para até um milhão de equipamentos por ano. O investimento totaliza R$ 80 milhões e gera 150 empregos, que se somam a 400 postos transferidos de Paulínia. Em Vinhedo serão produzidas as linhas de equipamentos de limpeza doméstica, profissional e industrial. Esta última inclui produtos para varejo, mineração, indústria automotiva, de alimentos e indústrias em geral.

0002048178001 img

A unidade será ainda plataforma de exportação para outros países da América Latina, destino atual de uma pequena parte da produção. “Investimos porque necessitamos crescer e acompanhar os mercados em que atuamos”, diz Abilio. Equipamentos antes importados passarão a ser fabricados em Vinhedo. A linha de lavadoras automáticas de veículos, negócio que a empresa inicia no Brasil, será a primeira a ser nacionalizada. Um Kärcher Center, loja-conceito dotada de showroom da marca, será inaugurado na cidade.

A fábrica conta ainda com um centro de treinamento para colaboradores e revendas. Nesse local, serão treinados mil profissionais de toda a América Latina anualmente em cursos ministrados em português, espanhol e inglês. Para Abilio, as vendas B2B estão cada vez mais atreladas à capacitação.

“O setor de limpeza sente o afluxo de mão de obra para a construção civil e, por isso, tem demandado mecanização e qualificação.” Ele afirma também que esse setor tem buscado apoio no desenvolvimento de processos de limpeza customizados e de alta produtividade. Hoje, 30% das vendas da Kärcher se devem a equipamentos customizados para processos desenhados pela empresa. A mineradora Vale, por exemplo, encomendou à Kärcher um processo para recolher e reaproveitar resíduos minerais, que utiliza varredeiras customizadas por projetistas da filial brasileira. A venda de máquinas “sem consultoria” responde por 20% do total.

De forma semelhante, o mercado de limpeza doméstica (50% das vendas) oferece oportunidades para produtos customizados. Com a alta do custo com empregados domésticos, os brasileiros têm assumido cada vez mais a limpeza da casa e estão mais exigentes na compra de equipamentos.

Uma pesquisa recente da empresa sobre lavadoras de alta pressão, o carro-chefe da linha doméstica, revela a preferência por produtos compactos, com compartimentos para acessórios. Os usos, além da lavagem automotiva, incluem agora limpeza interna, externa e de tapetes. A pesquisa permitiu à empresa corrigir design e posicionamento da linha. Também ajudou a criar dez novas lavadoras que atendem às necessidades apontadas, a primeira família de produtos desenvolvida fora da Alemanha para um mercado específico.