Karatê: Arte marcial é exemplo de atividade para equilíbrio entre corpo e mente

Diferente do passado, o karate deixou de ser procurado por aqueles que só querem competir

São Paulo, SP, 17 (AFI) – Criado no Japão há mais de mil anos, a arte marcial Karate esta ganhando novas formas. Diferente do passado, quando era conhecida por ser algo violento, o carate deixa de oferecer essa brutalidade para fornecer saude fisica e mental aos seus participantes. As pessoas deixam de buscar violencia para preucupar-se com o corpo, de um coração mais resistente, de uma capacidade imunológica maior e um belo exercício para manter a mente sempre em dia.

Presente a cada dia mais nas academias, o milenar esporte,como citado anteriormente, tem mudado as buscas de seus praticantes. Segundo numeros, atualmente 45% das pessoas que procuram o carate não pensam em participar de campeonatos ou investir na carreira de atleta, elas treinam apenas para beneficios proprios, procurando o que há de melhor no esporte. Ainda de acordo com essa mesma fonte, o numero de praticantes entre 40 e 60 anos tem aumentado consideravelmente.

Dividido em duas categorias, o carate tem a diversidade nos treinamento. Enquanto no Katá os alunos aprendem a perfeição dos movimentos, semelhante ao Yoga, dsenvolvendo paciencia e paz, no Kumite, outra categoria dessa arte macial, desonvolve a defessa pessoal e o desenvolvimento fisico. “Em uma semana conseguimos mesclar os treinos de Katá e Kumite, desta forma os alunos conseguem desenvolver tanto o fortalecimento físico quanto mental, assim teremos um treinamento com os extremos, numa aula de Kumite o aluno exige do corpo, chega a perder até 500 calorias e no outro dia ele busca o limite de concentração, alongamento e relaxamento nas aulas de Katá” conta a professora Eliane Morais Gomes, Bi-campeã Panamericana e professora do Projeto Lutar e Vencer.

Cerca de 800 alunos, entre 6 e 60 anos, nesta sexta-feira, na cidade São Paulo, irão participar do Zona Sul e Sudeste de Carate. Uma excelente oportunidade a aqueles querem buscar no esporte uma forma melhor de viver.