Juventus x São Bento - Duelo tradicional com caráter de decisão
Moleque Travesso quer voltar a vencer e se manter vivo para brigar pelo G8. Azulão entra em campo para evitar o rebaixamento
Neste domingo (22), às 10h, Juventus e São Bento entram em campo pela 12ª rodada do Paulistão A2 RIVALO
São Paulo, SP, 20 (Rivail Oliveira) – Clube Atlético Juventus e São Bento, dois times muito tradicionais e de camisa forte e peso no futebol paulista, se enfrentam na manhã deste domingo (22), no tradicional Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, na capital, em uma das partidas que encerram a 12ª rodada do Paulistão A2 RIVALO 2026.
A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
O duelo coloca frente a frente duas equipes que passam momentos ruins: o Moleque Travesso não vence há vários jogos e tenta seguir vivo na briga por uma vaga no G8, enquanto o Azulão luta desesperadamente contra o rebaixamento e contabiliza 10 derrotas em 11 jogos no estadual.
Tradicional confronto do futebol paulista entre dois clubes históricos e de camisas pesadas, o jogo reúne equipes em momentos delicados. O Juventus aparece na 11ª posição, com 13 pontos após 11 rodadas — campanha de três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 14 gols marcados e 18 sofridos, resultando em aproveitamento de apenas 39%.
SITUAÇÃO DELICADA
A situação é ainda mais dramática para o São Bento, que faz a pior campanha de sua história centenária em Campeonatos Paulistas. Sem apresentar um futebol consistente desde o início da temporada e já tendo trocado de comando três vezes — Fabiano Carneiro, Alan Dotti e agora Wilson Júnior — o time soma apenas um ponto em 11 partidas, com 10 derrotas, um empate, apenas três gols marcados e 18 sofridos. O cenário deixa o clube muito próximo do rebaixamento à Série A3, que pode se confirmar já nesta rodada em caso de nova derrota combinada com resultados de concorrentes diretos.
CAMINHOS GRENÁS E AZUIS
Apesar da goleada sofrida por 5 a 1 diante da Ferroviária na segunda rodada, o Juventus teve início competitivo. A equipe acumulou empates movimentados por 3 a 3 contra Santo André, Ituano e Osasco, além de vitórias por 3 a 2 sobre o Taubaté, 1 a 0 diante do São José e 2 a 1 contra o Grêmio Prudente. A campanha indicava uma possível briga na parte de cima da tabela, mas o rendimento caiu nas últimas rodadas. O time perdeu por 2 a 1 para o Água Santa, empatou por 2 a 2 com o Linense e voltou a ser derrotado fora de casa, por 1 a 0 para Votuporanguense e Sertãozinho. Sem vencer desde 24 de janeiro, o Juventus vê no confronto a chance de retomada diante do seu torcedor.
O São Bento vive trajetória oposta. Em 11 jogos, foram 10 derrotas e apenas um empate. Em Sorocaba, perdeu por 1 a 0 para XV de Piracicaba, Monte Azul e São José, além de derrota por 2 a 1 para o Osasco, empatando apenas por 0 a 0 com o Grêmio Prudente. Como visitante, o desempenho é ainda pior: derrotas por 2 a 0 para Inter de Limeira e Ferroviária, goleada por 3 a 0 diante do Água Santa, revés por 2 a 1 contra o Taubaté e nova derrota na última rodada, por 3 a 1 para a Votuporanguense. Ainda há chances matemáticas de permanência, mas o Azulão precisará vencer os quatro jogos restantes e torcer por tropeços diretos.
COMO VEM O MOLEQUE
Para o duelo na Javari, o técnico Thiago Carvalho terá o retorno do jogador Marcelo, que cumpriu suspensão automática por cartão vermelho e volta a ficar à disposição. Estão pendurados com dois cartões amarelos o atacante Elkin Munhoz, o meia Edinho e o volante Madson.
Os principais goleadores grenás são Paulinho, Maicon Douglas e Elkin Munhoz, todos com três gols. Também marcaram Luan Andrey, Ferreira e Madson. Em entrevista à Rádio Web Mooca, que deve transmitir a partida, o treinador destacou a necessidade de corrigir erros recentes para voltar a vencer e recolocar a equipe na briga pela classificação.
“Acho que a gente tem jogado para vencer, mas e errando bastante gols. E anda levando gols que são fáceis de não levar. Então a gente está perdendo por erros fáceis de não tomar. Isso é muito ruim. Você precisa ser constante.
Segundo Thiago, o Juventus tem capacidade para reverter:
“Mas tem que jogar melhor que o adversário e ganhar. Não adianta você jogar melhor e não ter o resultado. A gente precisa, ganhar primeiro. Toda vez a gente conseguir jogar, a gente está mais perto de vencer. E a gente tem que encaixar nisso, jogando bem e ganhar jogos.”
DE QUE FORMA CHEGA O BENTÃO
No São Bento, o técnico Wilson Júnior terá um desfalque importante: o goleiro Vagner, expulso na rodada passada contra a Votuporanguense. A tendência é que Zucconelli assuma a posição após boa entrada no último jogo.
O treinador ainda convive com jogadores pendurados, entre eles os zagueiros Felipe e Casagrande, o volante Fábio Bahia e o lateral-direito Marcinho. Mesmo com a campanha negativa, Wilson Júnior mantém o discurso de confiança em uma reação na reta final da competição. Apesar do risco iminente de queda, o técnico Wilson Júnior mantém foco total no próximo compromisso.
“Primeiramente, a gente tem que saber a instituição que estamos. Então, temos que dar o nosso máximo e ganhar o jogo. Se vamos conseguir, eu não sei, mas vamos trabalhar muito, nos dedicar muito esses dias para ganharmos o nosso jogo”, afirmou o treinador que falou do jogo de domingo. “Estamos tentando fazer toda a programação, a logística para sair dessa situação. Não dá para pensarmos em nada neste momento”, reforçou Wilson Júnior. O foco da diretoria está voltado exclusivamente para os ajustes necessários para o jogo de domingo”, enfatizou
RETROSPECTO IGUAL
Segundo dados do site “O gol”, Juventus e São Bento já se enfrentaram 74 vezes em jogos oficiais, com equilíbrio absoluto: 24 vitórias para cada lado e 26 empates. Na Rua Javari, palco do duelo, foram 36 partidas, com vantagem do Juventus: 17 vitórias, contra 8 do São Bento e 11 empates. Já em Sorocaba, o Azulão leva ligeira vantagem, com 16 vitórias, contra 7 do Juventus e 15 empates.
O confronto mais recente aconteceu no ano passado, ainda pela Série A2, com vitória do São Bento por 3 a 2 em Sorocaba. A última vitória do Juventus ocorreu em 2012, pelo Campeonato Paulista, quando venceu por 2 a 1 na Rua Javari. Desde então, o retrospecto recente registra vitórias do São Bento em 2025 (3 a 2 em Sorocaba), 2024 (1 a 0 na Javari) e 2020 (4 a 1 em Sorocaba), além de empates em 2022 (0 a 0 na Javari), 2019 (1 a 1 em Sorocaba), 2014 (1 a 1 na Mooca) e 2012 (2 a 2 em Sorocaba). O histórico reforça o equilíbrio de um confronto tradicional que, desta vez, ganha contornos decisivos para os dois lados.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 12ª rodada
-
Data:
- 22/02/2026
-
Horário:
- 10:00
-
Árbitro:
- Gustavo Holanda Souza
-
Assistentes:
- Evandro de Melo Lima e Fausto Augusto Viana Moretti
-
Estádio:
- Estádio Conde Rodolfo Crespi
-
Local:
- Rua Javari (SP)
Confira também:
- Osasco Sporting x Votuporanguense - Confronto direto na parte de cima
- Santo André x São José - Águia do vale tenta voltar ao G8
- Ituano x Sertãozinho - Galo pode confirmar vaga na 2ª Fase
- Água Santa x Taubaté - Duelo de opostos em Diadema
- Paulistão A2 RIVALO: XV de Piracicaba oficializa a contratação Dudu Vieira



































































































































