Juventude x Luverdense - Papo de volta à Série B após sete anos!

Após momentos ruins em sua história, o time gaúcho quer apagar o passado e começar uma nova fase

Após momentos ruins em sua história, o time gaúcho quer apagar o passado e começar uma nova fase

0002050241610 img

Caxias do Sul, RS, 11 (AFI) – Após sete longos anos, o Juventude finalmente voltará a disputar uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, às 20h30, o Papo recebe o Luverdense, no Alfredo Jaconi, em jogo válido pela rodada de estreia da segunda divisão nacional.

Fundado em 1913 e com 16 participações na elite do Brasileirão, o time gaúcho começou o processo de decadência em 2009, quando foi rebaixado da Série B para a Série C. No ano seguinte, foi rebaixado para a Série D e só voltou a disputar a terceira divisão em 2014. O sofrimento só acabou em 2016, quando venceu o Fortaleza nas quartas de final e garantiu o acesso à Série B.

O Luverdense é a antítese do Papo. O time mato-grossense foi fundado em 2004 e tem uma história muito recente, mas se destaca pela rapidez com a qual emergiu no cenário do futebol nacional. A primeira participação na Série B foi em 2014 e desde então vem evoluindo. No primeiro ano, ficou em 12º e em 2015 terminou na décima colocação. No ano passado, ficou em nono.

NA CONFIANÇA
Para escalar o Luverdense contra Juventude, em Caxias do Sul, o técnico Júnior Rocha aposta no time que disputou as competições no primeiro semestre. Somente Marcos Aurélio e Aderlan, poupados, não vão para o jogo. No lugar do camisa 10 entre Alaor, enquanto Gabriel Passos fica com a vaga na lateral direita.

Antes da estreia, o Emergente acertou mais uma contratação. Trata-se do zagueiro Pablo, um dos destaques do Novo Hamburgo-RS, que conquistou o Campeonato Gaúcho no último final de semana ao bater o Internacional.

Torcida voltará a ver o Juventude disputar uma partida da Série B. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)

Torcida voltará a ver o Juventude disputar uma partida da Série B. (Foto: Arthur Dallegrave / EC Juventude)

Além do experiente zagueiro, o Luverdense já anunciou outros nove jogadores para compor o elenco. São eles: Rafael Ratão, Cléo Silva, Moisés, Moacir, Rafael Dumas, Christiano, Léo Cereja, Diego Lorenzi e Roni.

NOVIDADES
O Juventude foi ao mercado e já com o elenco bastante reforçado para a disputa da segunda divisão. Com as novas contratações devidamente regularizadas, o técnico Gilmar Dal Pozzo deve promover estreias logo no primeiro desafio do time.

Todos os setores do time terão novidades. No gol, a vaga deve ficar com Matheus, um dos grandes destaques do Campeonato Gaúcho após boas atuações pelo campeão Novo Hamburgo, que fez história no estadual, acabando com a hegemonia de Internacional e Grêmio.

Ainda na defesa, o treinador deve escalar mais duas novidades. O lateral-direito Tinga, contratado junto ao Bahia, e o zagueiro Domingues, que disputou o Paulistão pelo Novorizontino. Do meio campo para frente, apenas Fahel e Caprini disputaram o Gaúcho.O restante será formado por reforços Diego Felipe (ex-Linense) Leílson (Ex-Brusque), Wesley Natã (Ex-Chapecoense), além do atacante Tiago Marques (ex-Ferroviária).