Juventude busca escapar do Z-4 com urgência no Brasileirão
Equipe gaúcha vence no Alfredo Jaconi e fica a um ponto do Vasco fora da degola.
Com vitória por 2 a 0 sobre o Vasco, Juventude soma sete pontos e pressiona rival na luta contra rebaixamento.
Caxias do Sul, RS, 21 (AFI) – O Juventude conquistou uma vitória fundamental ao bater o Vasco por 2 a 0 no Alfredo Jaconi, em duelo atrasado da 14ª rodada do Brasileirão 2025. Com esse resultado, o time soma sete pontos em três jogos sob o comando de Thiago Carpini e encosta no rival carioca na briga contra o Z-4.
O triunfo gaúcho veio com atuação sólida e muita organização. Em menos de 15 dias no comando, Carpini conseguiu extrair o melhor do elenco, valorizando o comprometimento coletivo após o apito final.
BRASILEIRÃO 2025: VITÓRIA DO JUVENTUDE
O treinador destacou o papel tático da equipe, que soube segurar o ímpeto do Vasco, embalado por goleada na rodada anterior. A defesa ajustou as linhas e o meio-campo controlou as ações, apostando em compactação e disciplina sem a bola. Carpini avaliou: “O mais importante da reação do Juventude na competição é o compromisso e o comprometimento coletivo. E dentro disso, em cada jogo, vamos ter os protagonistas, os destaques individuais. Mas, para mim, o mais importante é o coletivo, independente de quem joga e de quem não joga”.
O meia Nenê, titular novamente, abriu o placar de pênalti. No jogo anterior, já havia marcado e dado assistência. Carpini explicou: “O Nenê, com a idade que tem, tendo que cumprir função… Todos fizeram dentro daquilo que foi proposto. Facilita também a linha defensiva”.
Z-4 E PRÓXIMOS DESAFIOS
A evolução defensiva foi evidenciada pelo comandante, com elogios para Abner, Wilker Ángel e os atacantes que ajudaram na recomposição. O Juventude não passava um jogo sem ser vazado havia seis partidas. Carpini ressaltou: “Normalmente, os atacantes têm um pouco menos de compromisso sem a bola, a gente cobra muito. Mas, sem a bola, as funções são bem determinadas e eles têm cumprido de maneira absurda”.
Com a vitória, o Juventude chega a 18 pontos, ocupa a 18ª posição e reduz para um ponto a distância para o próprio Vasco, primeiro fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso será diante do Botafogo, domingo, novamente no Alfredo Jaconi.





































































































































