Juvenal: Nacional aplicava a sua maior goleada em jogos oficiais há 76 anos
Ainda como São Paulo Railway, clube tricolor venceu o rival Juventus por 4 a 1 pelo Campeonato Paulista de 1944
Ainda como São Paulo Railway, clube tricolor venceu o rival Juventus por 4 a 1 pelo Campeonato Paulista de 1944
São Paulo, SP, 23 – Desde o primeiro duelo entre Juventus e Nacional, em 1936, o Juvenal se tornou um dos clássicos mais tradicionais de São Paulo. Cercado de ingredientes que enriquecem o futebol paulista, as equipes sempre protagonizam grandes confrontos. E assim foi em 1944, quando o Nacional, ainda como São Paulo Railway, aplicou a maior goleada sobre o rival em competições oficiais ao vencer por 4 a 1.
Há 76 anos, o São Paulo Railway, antigo nome do Nacional, visitava o Juventus na disputa do Campeonato Paulista de 1944. Na oportunidade, os visitantes venceram por 4 a 1, sendo até hoje, a maior goleada do tricolor sobre o rival grená em competições oficiais.
A maior goleada a favor do Nacional já registrada aconteceu em uma amistoso no dia 21 de janeiro de 1961, quando o clube da Água Branca venceu o Juventus, por 5 a 1. Do outro lado, o placar mais elástico pró juventinos é válido pelo Paulista de 1956: 5 x 0.
O primeiro encontro entre os clubes paulistanos aconteceu no dia 27 de setembro de 1936. Na oportunidade, o Juventus saiu vencedor, por 3 a 1, em confronto válido pelo Campeonato Paulista.
Naquele ano, o Palmeiras foi o campeão paulista. No “campeonato” interno entre Nacional e Juventus, o São Paulo Railway terminou na quinta colocação, com 21 pontos, enquanto o clube grená ficou na sétima posição, com 18 pontos.
São Paulo Railway a Nacional
Fundado oficialmente em 16 de fevereiro de 1919, o Nacional Atlético Clube se chamava São Paulo Railway, companhia ferroviária inglesa que criou o clube para ser uma alternativa de entretenimento e lazer para os ferroviários e seus familiares.
Devido ao fim da concessão de serviços da empresa no Brasil terminou em 1946, o São Paulo Railway Athletic Clube teve sua denominação alterada para Nacional Atlético Clube. Mesmo com a mudança, manteve as cores iniciais, o azul, o vermelho e o branco, em alusão à bandeira da Inglaterra.
Em 1946, em uma partida realizada no estádio do Pacaembu contra o Flamengo, a equipe paulista entrou em campo no primeiro tempo com a camisa do São Paulo Railway e, no intervalo, trocou o uniforme, e voltou para a segunda etapa ostentando o nome Nacional Atlético Clube.






































































































































