Jundiaí terá três representantes na Paralimpíada de Tóquio

Joyce Fernanda de Oliveira, do tênis de mesa; Thomaz Ruan de Moraes, do atletismo e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de goalball, estarão na Paralimpíada de Tóquio

Dentre os 253 integrantes da delegação brasileira que irão até o Japão, três dos convocados são representantes de Jundiaí

thomaz
Thomaz Ruan Moraes iniciou no PEAMA. (Foto: Fotógrafos PMJ)

Jundiaí, SP, 04 (AFI) – O jundiaiense terá motivos a mais para torcer e ficar de olho na TV nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. Isto porque Jundiaí entra em cena novamente para defender o esporte nacional. Dentre os 253 integrantes da delegação brasileira que irão até o Japão, três dos convocados são representantes de Jundiaí: Joyce Fernanda de Oliveira, do tênis de mesa; Thomaz Ruan de Moraes, do atletismo e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de goalball. O trio embarca na madrugada desta quinta-feira (5) para Tóquio.

“É um orgulho muito grande para todos nós de Jundiaí ter a Joyce, o Thomaz e o professor Alessandro Tosim representando o Brasil e nossa cidade em Tóquio. Jundiaí tem tradição no esporte e eles estão seguindo essa escrita, nos inspirando. Vamos ter que dormir mais tarde para torcer por eles três. Desejo boa viagem e boa sorte a todos”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado, que ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí.

“O Thomaz iniciou sua trajetória cedo no Peama e virou um talento do esporte brasileiro revelado pela cidade. O professor Tosim faz um lindo trabalho aqui na cidade e o que ele construiu no Goalball desde 2009 é exemplar. O Peama é um trabalho com história consistente, sério, transformador e que já virou referência para outras cidades e me alegro em ver profissionais capacitados saindo daqui para levar o esporte do Brasil a um patamar mais alto”, completa.

O gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, sabe bem o que o trio está sentindo. Ele defendeu o Brasil em uma Olimpíada – Tarallo foi o técnico da seleção de basquete feminino nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

“Desejo muita sorte para todos. O fato deles chegarem a um evento do tamanho de uma Paralimpíada é motivo de muito orgulho não só para Jundiaí, como para todo o Brasil. Isso é fruto de muita dedicação, treinamento e estudo e agora é o momento deles desfrutarem de tudo que eles realizaram e fizeram para chegar em um momento tão grandioso como esse. Estarei na torcida aqui por todos”, completa.

REVELAÇÃO JUNDIAIENSE!

Bicampeão mundial de jovens (em 2017 e 2019), Thomaz Ruan de Moraes começou bem cedo no Peama. Ele, que tem uma má formação congênita no braço direito, começou a participar do programa há 11 anos e é um dos talentos do esporte paraolímpico brasileiro. Ele vai disputar em Tóquio a prova dos 4400m rasosT47 no atletismo.

“A minha expectativa para Tóquio é a melhor possível. Estou ansioso, mas estou me sentindo bem, porque fizemos uma grande preparação e estou confiante que a medalha pode vir”, afirmou.

Thomaz treina em São Paulo, mas não esquece suas raízes em Jundiaí. “Quero trazer uma medalha para Jundiaí e para o Peama, que me revelou e me deu apoio no começo. O Peama tem grande importância na minha vida. Através dele me vi dentro da sociedade. O Peama acreditou em mim, me deu base e estrutura para eu ser quem eu sou agora. Eu amo muito eles, sou grato por tudo que fizeram por mim. Fico feliz em fazer parte dessa história”, explica.

TOSIM: TRABALHO INCONTESTÁVEL!

Comandada pelo professor Alessandro Tosim desde 2009, a seleção brasileira de goalball masculino chega a Tóquio para brigar por medalha. No currículo, Tosim, que parte para seu terceiro Jogos, coleciona duas medalhas paralímpicas: prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, além de levar o Brasil ao tricampeonato dos Jogos Parapan-Americanos e ao bicampeonato mundial.

“A gente vai brigar pela medalha e vamos trabalhar para buscar o inédito ouro. A Paralimpíada é a competição que todo mundo quer disputar e estou muito feliz em ir para minha terceira Paralimpíada com este grupo”, explica.

Tosim agradeceu a torcida de Jundiaí que adotou o Goalball desde que ele começou a treinar a equipe. “Sou muito grato ao Peama que é referência em todo o Brasil e representar este programa e a cidade de Jundiaí me enche de orgulho. Gosto do esporte e de trabalhar com pessoas com deficiência e juntar estas duas paixões é muito legal. A minha ida para Tóquio é resultado de dedicação, estudo e muito trabalho”, explica.

Em Tóquio, a equipe de Tosim terá pela frente a Lituânia, medalhista de ouro na Rio 2016, os Estados Unidos, que foram prata na última edição dos Jogos, o anfitrião Japão além da campeã africana, a Argélia. A estreia será no dia 24 contra a Lituânia. No outro grupo, estão: Alemanha (campeã europeia e vice mundial), Bélgica, China (campeã asiática), Turquia e Ucrânia.

Na preparação da equipe para Tóquio, a seleção contou com a ajuda de uma jundiaiense: a psicóloga Alessandra Amorim.

NO TÊNIS DE MESA, SÓ DÁ ELA!

Paratleta do tênis de mesa, Joyce Fernanda de Oliveira é destaque no Brasil há muitos anos e já virou referência na modalidade. Ela tem no currículo duas Paralimpíadas – de Londres em 2002 e do Rio em 2016 e parte para sua terceira referenciada por grandes conquistas.

Nos últimos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 – Joyce conquistou duas medalhas de ouro na competição, uma por equipes e uma individual. Em 2019, foi homenageada pela Câmara de Jundiaí por conta destas medalhas.

joyce09 1
Joyce Oliveira segue para a terceira Paralimpíada. (Foto: Fotógrafos PMJ)

“A preparação não foi fácil. É um momento difícil para todos por causa da pandemia, treinei do jeito que deu e em alguns momentos deu uma parada nos treinamentos. Mas vou lá para Tóquio para dar meu melhor. O objetivo de todo atleta é buscar uma medalha, sei que vou enfrentar adversárias difíceis. A Paralimpíada reúne os melhores, mas se eu estou indo lá eu sou uma delas”, explicou Joyce.

As competições do tênis de mesa começam no dia 25 de agosto e ela vai disputar os Jogos no individual classe 4. “Para mim é um orgulho representar meu país. Vou lá dar meu melhor”, completa.

Confira também: