Julgar Carpegiani agora seria injusto

O Corinthians contratou o gaúcho Paulo César Carpegiani para dirigir seu time de profissionais. Um técnico que não dirigia uma equipe de futebol desde 2004 e andava sumido do noticiário esportivo. Em razão disso, muita gente criticou a contratação, alegando que Carpegiani está desatualizado e já é um treinador em fase decadente em sua carreira. Um exagero. Mesmo porque, não dá para julgar o trabalho de ninguém por antecipação. Afinal, Carpegiani já dirigiu grandes clubes, participou de uma Copa do Mundo no comando da Seleção paraguaia e tem um currículo respeitável. Além disso, é do meio, conhece futebol a fundo e sabe comandar grupos heterogêneos como é o caso do atual elenco corintiano.Diante desta realidade, a melhor postura a se tomar neste momento é a de dar tempo ao novo técnico do Corinthians para mostrar seu trabalho. De repente ele acerta a mão, monta um time jovem e bem dotado, que pode dar muitas alegrias a exigente fiel torcida. Como também pode cometer erros inesperados, somar uma série de maus resultados e ser despedido muito antes do esperado. De uma forma ou de outra, o que Carpegiani precisa e merece é tempo para só depois ser julgado. Particularmente, acredito no seu potencial e acho que ele tem qualidades para exercer o cargo. Mas só aceitarei julgá-lo depois de três ou quatro meses de trabalho.

Junto com Carpegiani veio também Cláudio Duarte, que já chegou a fazer bons trabalhos em clubes do sul do País. Um ótimo auxiliar, porque experiência e conhecimentos ele tem de sobra. Importante também será a definição do preparador físico, porque no futebol de hoje quem não tem pulmão não ganha jogo. E para completar, seria fundamental que a diretoria do Corinthians contratasse alguns reforços de qualidade, porque, “sem ovos não se consegue fazer omeletes” (frase histórica de Oto Glória, famoso e competente treinador brasileiro do passado). CURTAS DA TOQUE

*Á DISTÂNCIA, sinto que o presidente Alberto Dualib, do Corinthians, está sozinho no cargo. Nem mesmo seus mais chegados assessores o têm ajudado na luta para reequilibrar e administrar o clube em mais diversos setores.*DIAS ATRÁS, assisti uma entrevista ao vivo que ele deu ao Datena na TV Bandeirantes, que me deixou preocupado. Dualib mostrou muita insegurança ao responder a várias perguntas que lhe fizeram e me pareceu totalmente perdido em relação ao futuro do clube que dirige.

*ACHO que já passou da hora dele rever certas coisas e cercar-se de gente verdadeiramente capaz de ajudá-lo na difícil tarefa de administrar um grande clube como o Corinthians.*CASO contrário, acabará por dar espaço para que seus eternos inimigos se armem e tentem afastá-lo definitivamente do cargo. Aliás, em minha opinião, se Dualib não agir rápido, seu futuro no comando do clube estará seriamente ameaçado.

*TUDO indica, Nilmar não ficará mesmo no Corinthians. Não há dinheiro para pagá-lo. Uma pena. Ele tem a cara do clube e conquistou o coração da fiel. Além disso, é um dos melhores atacantes do Brasil da nova geração. Lamento sua saída.*JUVENAL Juvêncio pensa grande. O contrato que assinado com a Warner (uma das gigantes internacionais do mundo do entretenimento, propaganda e marketing) para cuidar da venda dos produtos com a logomarca do clube, coloca o Tricolor no mesmo nível dos grandes clubes da Europa. Um gol de placa do presidente do São Paulo.

*OUTRO mérito do presidente são-paulino: ele já renovou praticamente todos os contratos de todas as estrelas do time por três ou quatro anos. Com essa atitude, Murici poderá contar sempre com um elenco forte e diversificado para encarar todos os torneios que o São Paulo for disputar. *AINDA neste ano, a Reebock que veste o São Paulo, vai inaugurar uma loja gigantesca no estádio do Morumbi. Vai ser a maior entre os clubes de futebol do País. Torcida tricolor vai vibrar com a novidade.

*SOBRAM ações trabalhistas contra a Portuguesa de Desportos. Preocupado em acompanhá-las, o presidente Manoel da Lupa está procurando levá-las todas para uma Vara só, o que não é missão muito fácil.*MESMO com a perspectiva de precisar desembolsar um bom dinheiro para bancar todas as despesas com esses processos, Lupa está sabendo administrar as finanças do clube. Salários de jogadores, comissão técnica e funcionários estão em dia. O resto, tudo é negociado, centavo a centavo. É assim que deve ser.

*MUITOS de vocês sabem que eu sou de São José do Rio Preto. Em razão disso, fiquei decepcionado com a campanha do América, que foi rebaixado para a segunda divisão do futebol paulista. Lamento. *EM compensação, o Rio Preto, que nunca teve o privilégio de disputar a série A 1 está para subir. Seria muito bom, sem nenhum menosprezo aos seus concorrentes. A verdade é que Rio Preto, por sua grandiosidade, não pode ficar sem time na divisão de elite do futebol estadual. Que suba o Rio Preto.

*NELSINHO Batista precisa pedir com urgência à diretoria da Ponte Preta, a contratação de mais zagueiros de área. Sinto que os atuais são muito limitados. Com essa defesa, a Macaca não irá longe no Campeonato Brasileiro.*COM CARBONE, o Guarani até conseguiu montar um bom time, mas devido a presença de muitos garotos, é uma equipe que oscila demais. Ainda assim, acho que esse time do Bugre campineiro tem futuro. O caminho é esse, presidente Leonel Martins de Oliveira.

*WANDERLEY Luxemburgo não gosta de ser contestado, ainda mais por jogadores. Mas quando ele declarou que o Santos deveria lutar pelo empate contra o Bragantino, vários jogadores reagiram. *SEGUNDO esses jogadores, o Santos tem time forte o bastante para ser finalista e até ganhar o título paulista. Em razão disso, jamais poderá entrar em campo pensando em empatar. Luxemburgo acabou concordando.

*ESSE negócio de jogar com o regulamento debaixo do braço pode até ser usado, mas nunca numa fase com jogos de ida e de volta. O técnico deve sim optar pelo regulamento, no final do último jogo, quando perceber que está difícil ganhar a partida e o empate lhe basta. Aí sim, deve prevalecer o que diz o regulamento. Antes, não.*NÃO entendi até agora porque o Vasco encampou a idéia de ser um dos protagonistas dos mil gols do Romário. Só o Baixinho vem ganhando com isso. O Vasco, ao contrário, perdeu tudo que disputou. Um absurdo. Fora, Eurico Miranda.

*PALMEIRAS deve pouco mais de doze milhões de reais na praça. Pouco, se levarmos em consideração que o Corinthians deve 70 milhões e o Flamengo mais de duzentos. Para o Verdão, bastará vender bem um jogador e o clube sairá do vermelho. É só saber fazer negócio e esperar o momento certo.*FOSSE dirigente do Palmeiras e seguraria Edmundo até o final do ano. Prorrogar o contrato do Animal por mais tempo seria irracional. Pelo menos, em minha opinião.

*MUITA gente me mandou e-mail. Alguns, velhos amigos e outros gente que eu não tive o prazer de conhecer. Fiquei feliz com a repercussão da coluna aqui no FUTEBOL INTERIOR. Prometo responder os e-mails na próxima coluna. Aguardem.