Jovem treinador inova em formação de jogo e dá vitória ao Rio Claro no Sub 17
Assumpção adota 3-2-3-2, baseado na rotatividade, ofensividade e posse de bola, e sai com três pontos
Assumpção adota 3-2-3-2, baseado na rotatividade, ofensividade e posse de bola, e sai com três pontos
Rio Claro, SP, 21 (AFI) – Assumpção, técnico do sub-17 do Rio Claro, foi ousado ao adotar nova formação e colheu resultado positivo ao vencer o Grêmio São-Carlense, fora de casa, por 3 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Paulista da categoria.
Com o resultado positivo, o Galo Azul assumiu a terceira posição do Grupo 03, com nove pontos, além de ter o melhor ataque da chave, com dez gols marcados.
A TÁTICA
O esquema colocado em prática foi o 3-2-3-2, mas com o time se defendendo no tradicional 4-4-2. No ataque, os laterais tornam-se volantes e zagueiros, enquanto os atacantes assumem a responsabilidade de um meio-campista e os meias ganham mais liberdade para pisar na área.
“É uma variação organizada, no qual os jogadores têm liberdade para atacar, manter a posse de bola e jogar futebol à moda brasileira clássica. É justamente o poder ofensivo e criatividade no meio. Todos atacam e todos defendem, porém quando estão com a bola, são incentivados a serem verticais o tempo tempo”, pontua o comandante.
EXPLICAÇÕES
Uma das razões pela qual se pautou Assumpção para implementar nova variação tática foi a perda do atacante Marcos, autor de quatro gols em quatro jogos na competição e negociado com o Grêmio Novorizontino.
“Precisávamos fazer um jogo diferente, com isso implementei esse formação. Deu muito certo. Houve aumento nas finalizações e domínio da posse de bola. Trata-se de uma inovação, pois a maioria dos times tem de dois a três volantes. Com isso, mudamos para três meio-campistas, com rotatividade e boa chegada ao gol adversário”, completou.





































































































































