José Flávio Scavassa: Sócio-sofredor
Em breve, União Agrícola Barbarense e Rio Branco de Americana terão dirigentes iniciando novos mandatos administrativos. É um bom momento para se rever alguns velhos conceitos e buscar fórmulas que visem reverter o enxugamento do quadro associativo. Nos últimos anos, tanto União quanto Rio Branco vêm sofrendo com o êxodo de associados e a conseqüente redução das receitas. Porém, poucas ações foram implantadas para tentar aumentar o número de sócios ou, pelo menos, evitar novos desligamentos.
Analisando apenas do ponto de vista do futebol profissional, podemos afirmar que atualmente não há nenhuma vantagem em se tornar sócio do União ou do Rio Branco. O sócio que também é torcedor não tem desconto no preço do ingresso, não tem bilheteria, entrada ou locais destinados exclusivamente para ele no estádio, não tem enfim nenhuma vantagem em relação ao torcedor que não paga mensalidade. E isso é um grande equívoco cometido pelos dirigentes.
Abordamos esse assunto na coluna do dia 7 de maio mas, de lá para cá, nada mudou. Por isso, voltamos ao assunto. O sócio que também é torcedor não pode ser tratado como sócio-sofredor. Ele precisa ter um lugar diferenciado no estádio, facilidades para adquirir ingresso e para entrar. É o mínimo. O sócio que vai ao estádio é um torcedor especial e não deveria nem pagar ingresso pois, todo mês, tendo ou não tendo futebol, ele paga a taxa de manutenção.
Senhores dirigentes que vão iniciar um novo mandato: pensem com carinho no assunto e desenvolvam projetos no sentido de atrair sócio-torcedor, ou continuem passivamente vendo o quadro associativo e as receitas diminuírem.
Mural da Bola
() A média de público no torneio tampão denominado de Copa Energil C não passa de 200 pagantes por jogo. O Taquaritinga que um dia já esteve na divisão de elite tem média de 16 testemunhas por partida. É um fracasso absoluto, bem na medida para uma competição que sai do nada e vai para lugar nenhum.
() Hilton Mineiro e Tuti podem acertar novamente com o União. Vou resumir o que penso com um ditado cuja autoria não me recordo de quem é: “Se alguém te engana uma vez, a culpa é dele. Mas se alguém te engana uma segunda vez, a culpa é só sua.”
() A dança dos técnicos no Brasil é cruel. Quase todo dia tem alguém saindo e alguém sendo contratado. Ficar mais de um ano no mesmo clube tem sido privilégio de poucos.
() Na minha opinião, faltando três rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro, as últimas três vagas para a Libertadores ficarão com Santos, Flamengo e Grêmio. Serão rebaixados: Juventude, Paraná e Corinthians. Depois a gente volta pra conferir.
() Faltam 26 dias para a partida de futebol beneficente entre Amigos do São-Paulino Diego Tardelli e Amigos do Santista Adoniram. Vários craques do passado e do presente estão confirmando presença. Futebol feminino e apresentação de fanfarra também estão na programação do evento que será realizado no estádio do União. Os ingressos antecipados ao preço de R$ 7 estão sendo vendidos pelas entidades Casa da Criança, Casa Abrigo, Creche SOS, Creche João Paulo 2º, Apae e Asilo São Vicente de Paulo.
“Tenho Dito”
“Os 12 clubes que são ´paixões nacionais`(os paulistas Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, os cariocas Botafogo, Fluminense, Vasco da Gama e Flamengo, os mineiros Atlético e Cruzeiro e os gaúchos Grêmio e Inter) jamais deveriam ser rebaixados. Na minha opinião, eles deveriam ser protegidos pelos regulamentos dos campeonatos.” Opinião do jornalista JJ Bellani, apresentador do Jornal de Esportes Gol de Placa da Rádio Luzes. Você concorda? Comentários para [email protected].
Troféu Apagão
Para os senadores e deputados que impediram a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as graves irregularidades que teriam ocorrido no Corinthians durante a parceria com a MSI. Alguns chegaram a assinar o pedido de criação e voltaram atrás. São os primeiros efeitos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. O que mais vem por aí?!?
Troféu Gol de Placa
É claro que vai para o São Paulo pela conquista do quinto título de campeão brasileiro de futebol. Sua enorme torcida pôde curtir essa felicidade com quatro rodadas de antecedência, um recorde nessa época de pontos corridos em turno e returno.
José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve às segundas-feiras. e-mail: [email protected]





































































































































