Luto! Referência na imprensa esportiva morre aos 80 anos

Referência no jornalismo esportivo, Ovídio Dias atuou em rádio, TV e imprensa escrita

Ovídio Nascimento Dias, referência na imprensa esportiva, faleceu aos 80 anos após luta contra câncer.

Ovídio Nascimento Dias morreu aos 80 anos
Ovídio Nascimento Dias morreu aos 80 anos

Guaíra, SP, 24 (AFI) – Ovídio Nascimento Dias, nome marcante do jornalismo brasileiro, morreu neste sábado aos 80 anos. O profissional enfrentava um câncer há seis meses e estava internado no Hospital de Amor, em Barretos. Morador de Guaíra, Ovídio seguia na ativa como editor do Jornal Opinião, trabalhando até a última edição semanal do periódico.

Com início de carreira em 1972, Ovídio acumulou mais de cinquenta anos dedicados à comunicação, com passagens de destaque por rádio, televisão e imprensa escrita. Foi redator, repórter, apresentador e cronista esportivo, deixando sua marca em veículos como Rádio Nacional, Excelsior, Globo, Capital, Record, Gazeta e Tupi.

TRAJETÓRIA NA IMPRENSA ESPORTIVA E NO RÁDIO

Na televisão, comandou programas esportivos em emissoras da região, como TV Record de Franca, TV Barretos e TV Clube/Band de Ribeirão Preto. Também integrou a equipe do jornalista Jorge Kajuru, em Goiânia, expandindo sua atuação no jornalismo esportivo e político a nível nacional.

Entre 1973 e 1986, fez parte do Sistema Globo de Rádio, onde foi redator e apresentador dos programas “O Seu Redator Chefe” e “O Globo no Ar”. Nesse período, atuou como repórter geral ao lado de nomes como James Rubio e Sérgio de Souza, além de integrar a equipe esportiva liderada por Osmar Santos no Plantão Globo, entre 1977 e 1986.

LEGADO EM GUAÍRA E DEDICAÇÃO À LITERATURA

Na imprensa escrita, foi revisor no jornal O Estado de São Paulo entre 1981 e 1982, aprimorando ainda mais seu domínio de linguagem e estilo. Em Guaíra, além do trabalho jornalístico, ocupou o cargo de chefe de Comunicação e Imprensa da Prefeitura no mandato de 2021 a 2024, coordenando a comunicação institucional e o relacionamento com a imprensa.

Paralelo à carreira, Ovídio se dedicou à literatura, lançando os livros “Um lugar, um nome, uma vida” e “Muito além do alfa”. Nos últimos meses, trabalhava em uma nova obra sobre o centenário de Guaíra. O jornalista deixa esposa, filhos e netos. Até o momento, informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.