Jornal A COMARCA de Mogi Mirim completa 113 anos de história
O primeiro exemplar circulou em 5 de julho de 1900
Mogi Mirim, SP, 05, (AFI) Fundado em 05 de julho de 1900, pelo jornalista gaúcho Francisco Cardona, o jornal A COMARCA completa 113 anos de circulação ininterrupta.
Oriundo de Pelotas-RS, Cardona criou uma gráfica em Mogi Mirim, a Casa Cardona, no final do século passado. Ele buscava criar um jornal independente e permanente, substituindo os existentes pelos órgãos políticos partidários.
O primeiro número de A COMARCA circulou em 5 de julho de 1900, com edições bissemanais.

Em 1926, Cardona passou a direção do jornal A COMARCA para Francisco Piccolomini e aos irmãos Orlando Pacini e Emilio José Pacini, que ampliaram o âmbito do jornal, fazendo-o circular em toda região.
Em 1953, o jornal passou a circular sob a direção de Francisco Piccolomini e Arthur de Azevedo, com Santo Rottoli na gerência.
Em 1978, o jornal passou a diário, circulando de terça à sábado. Na direção comercial, Maria Conceição Piccolomini de Azevedo assume as funções de sua mãe, Dona Leonor Scaglione Piccolomini.
Em 1982, ingressam como sócio-diretores Ricardo Piccolomini de Azevedo e Maria do Carmo Santos de Azevedo, que comandam a nova etapa e nova imagem do tradicional jornal.
Em 1990, A COMARCA passa a ser impressa em “off set” com a decisão de tercerizar a impressão e modificar a linha editorial, voltando a circular como semanário, aos sábados, depois de ser sido diário por 12 anos.

Em outubro de 1996, o jornal ganhou colorido em suas páginas, modernizando a sua paginação e com sensível melhora na sua apresentação. No ano seguinte, em 1997, passou a ter também sua página na Internet.
Em 2000, o jornal A COMARCA completou 100 anos e comemorou a data marcante com edição especial do centenário. Em 2002, o jornal perdeu seu diretor, o jornalista Arthur de Azevedo, que há 50 anos esteve a frente das principais conquistas da cidade com o dinamismo que deu ao tradicional jornal.
Em 2013, aos 113 anos, o semanário novamente passa por mudanças. Uma nova reforma gráfica será realizada para atender crianças, jovens e os mais tradicionais leitores.





































































































































