Joinville 1 x 2 Avaí – Pênalti perdido e falha da zaga dão vitória ao Leão
Lima desperdiçou um pênalti logo no primeiro minuto de jogo
Joinville, SC, 20 (AFI) – O Joinville tinha tudo para deixar um concorrente direto na briga pelo acesso para trás, mas pagou caro pelo pênalti perdido por Lima no primeiro minuto e pelas falhas defensivas. Melhor para o Avaí, que calou a Arena Joinville e venceu o rival por 2 a 1, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A derrota nesta sexta-feira acaba com uma invencibilidade que já durava oito jogos. Mesmo assim, o Joinville continua na quarta colocação, com 41 pontos. O Avaí se reabilitou – perdeu para o Palmeiras na última terça-feira, na Ressacada – e voltou a brigar pelo acesso, subindo para a sétima posição, com 37 pontos.
A bola pune
O Joinville começou com força total e por muito pouco não abriu o placar logo no primeiro minuto. Alex Lima puxou Lima dentro da área e o árbitro assinalou pênalti. O atacante cobrou rasteiro e a bola explodiu na trave direita de Diego, que acertou o canto. Quem se animou foi o Avaí, que respondeu na sequência. Márcio Diogo recebeu passe de calcanhar do atacante Beto e bateu rasteiro. Luciano fez o desvio de leve, mas não o bastante para marcar o primeiro gol do jogo.
A perda do pênalti parece ter abalado o Joinville, que errava muitos passes e começava a deixar os torcedores irritados. Aos 17, Edigar Junio fez boa jogada individual, mas na hora de fazer o cruzamento chutou o chão e mandou para fora. A torcida tricolor pegou bastante no pé de Ricardinho, tanto que o técnico Ricardo Drubacky tirou o meia e colocou Lingüera aos 36 minutos. Aproveitando erro do sistema defensivo adversário, Beto invadiu a área e bateu para segura defesa de Ivan.

A zaga do Joinville falhou novamente aos 38 e dessa vez o Avaí não desperdiçou. Sandro afastou mal o lance e a bola sobrou para Héracles, que bateu colocado, no cantinho. Na sequência, Edigar Júnio recebeu cruzamento e, quase na frente do gol, cabeceou para fora. Aos 42, Edigar Júnio bateu na saída de Diego e Eduardo Costa salvou de cabeça em cima da linha. O JEC esboçou uma pressão nos minutos finais do primeiro tempo.
Mais uma falha de Sandro
A chuva aumentou no intervalo e deixou o gramado da Arena Joinville bastante encharcado. Sem condições de tocar a bola, os times passaram a apostar nas jogadas aéreas. Aos quatro, Diego Jussani soltou a bomba em cobrança de falta, a bola desviou em Márcio Diogo e por muito pouco não entrou. Diego já estava batido no lance. O Avaí apostava no contra-ataque, já que o adversário ia para cima com quase todos os jogadores.
E aos 11 minutos o Leão ampliou. Héracles cruzou, Sandro não conseguiu tirar e a bola sobrou para Beto, que dominou e tocou na saída de Ivan. O gol foi um balde de água fria para o Joinville, que esboçava uma pressão em busca do empate. A torcida tricolor também sentiu o momento ruim e pouco cantava durante o jogo. Em grande vantagem, o Avaí apenas administrava a posse de bola e ganhava todas pelo alto.
O JEC quase diminuiu aos 23. Diego Jussani cobrou falta, a bola pingou na grama e quase complicou Diego, que espalmou pela linha de fundo. O Avaí assustou novamente aos 36, quando Reis recebeu dentro da área e bateu para defesa de Ivan. Alê ainda achou tempo para ser expulso, deixando o Leão com um homem a menos. Aos 47, Marcelo Costa cruzou e Ligüera completou de peixinho, marcando o gol de honra.
PRÓXIMOS JOGOS
O Joinville volta a campo na próxima sexta-feira, quando recebe o Guaratinguetá, às 19h30, na Arena Joinville, em Joinville, pela 25ª rodada. No sábado, o Avaí enfrenta o América-MG, às 16h20, na Arena Independência, em Belo Horizonte.





































































































































